“Cuidados com a higiene íntima”

Por: Marcelo Langer

09/04/2021 - 16:04 - Atualizada em: 09/04/2021 - 16:58

Você pode pensar que esse é um tema muito simples e que não faz sentido falar sobre isso, pois todas já sabem cuidar da própria higiene íntima. Porém, tenho que te dizer que isso é um engano, às vezes, as coisas mais simples não são faladas justamente por serem mais simples e acabam no esquecimento.

Portanto, vou falar um pouco com você sobre o que fazer e o que não fazer para cuidar bem da sua região íntima! Em primeiro lugar e muito importante, vá ao ginecologista pelo menos uma vez ao ano, mesmo que não esteja sentindo nada. Se cuidar e prevenir é mais fácil e mais barato do que tratar qualquer doença.

Se você ainda não tem (ou gostaria de trocar) seu médico de confiança, ficarei lisonjeado em poder ajudá-la.

Lave diariamente (de preferência apenas uma vez ao dia) a região com sabonete íntimo ou apenas com água. Não use esponjas ou coisas do gênero, use apenas os dedos. Nos dias de muito calor ou de atividade física, ou ainda que você estiver menstruada, poderá lavar mais vezes, porém prefira apenas a água e os dedos nas demais lavações ao longo do dia.

Algo de extrema importância: nunca lave a região íntima por dentro, com a famosa ducha, isso altera o ph e a flora natural da vagina, causando infecções, corrimentos, entre outros. Não faça isso nem após a relação sexual.

Eu sempre oriento que sua vagina é autolimpante por dentro, ela tem um fluxo de secreção natural que a mantém da forma como ela deve ser. Não use sabonetes perfumados, lenços perfumados, papel higiênico perfumado, nem passe perfume na região. Ela é sensível e pode reagir com alergia a essas substâncias.

Não use protetor diário, quando menstruada não fique mais de 4 horas com o mesmo absorvente mesmo que o fluxo seja pouco. Prefira sempre calcinhas de algodão, elas permitem que a região fique arejada.

Quando estiver em casa fique sem calcinha. Evite ficar muito tempo com roupas molhadas ou úmidas e use roupas muito apertadas com moderação. Após as relações, sempre que puder, faça xixi. Ao se limpar sempre faça o movimento da frente para trás, nunca de modo contrário, pois leva bactérias do anus para vagina e pode gerar infecções.

Ficou com dúvidas, perguntas, traumas? Me contate nas redes sociais.

Onde encontrar

O Dr. Marcelo Langer atende apenas consultas particulares na Policlínica Rio Branco que fica na Rua Barão do Rio Branco, 207, sala 5, no Centro de Jaraguá do Sul. Contato pode ser feito pelo telefone: 47 3275-1063 ou 47 99924-7779 (Whatsapp). Fique por dentro das novidades pelo Facebook e Instagram (@drmarcelolanger).