Para emagrecer precisamos de equilíbrio emocional, foco, dormir bem, comer bem, exercitar-se, ter os hormônios ajustados, o intestino e o fígado trabalhando direitinho. O emagrecimento vai muito além de comida e exercício. A neurociência aponta que a forma de pensar e o comportamento influenciam muito. Algumas pessoas engordam em detrimento do estresse, enquanto que outras emagrecem. Cada pessoa tem um modo de funcionamento.

Algumas mulheres são neuróticas com balança e isso precisa ser curado. O que importa, na verdade, é a composição corporal, ou seja, quanto do peso é água, músculo, gordura. As medidas corporais falam muito e, muitas vezes, são mais realistas que a famigerada balança. Já o peso não fala muito: pode-se ter 56 quilos com muita gordura ou pode-se ter 65 quilos com muita musculatura. Portanto, mude o foco, concentre-se no seu comportamento e não no peso.

Outra questão importante é perceber se você está se sabotando. Exagerou? Retome as rédeas assim que perceber o vacilo e estará tudo certo. A saúde é sua prioridade? Tudo que focamos, dá resultado. Então, foque no seu objetivo, sempre olhando para frente, no horizonte, onde quer chegar.

Viva as emoções ao invés de descontá-las nos alimentos. Bateu nervosismo com o filho, marido, empresa? Adianta comer uma barra de chocolate? Não!  Respire, dê uma volta, tome um chá, ligue para alguém, pule corda, dance, ore. Se mudar o foco, o sentimento e a emoções também mudam. Um pedacinho de chocolate faz bem porque libera serotonina e melhora o humor, mas a barra toda é perder de controle sobre você mesmo. Cuidado!

Tenha em mente sempre que pequenas alterações nos hábitos geram grandes mudanças. Tenha paciência com você, pois a cobrança excessiva, assim como a culpa, aumenta a ansiedade. Priorize a sua saúde!

Cristiane Molon

Médica especializada em nutrologia com pós-graduação em Prática Ortomolecular e Saúde da Família, além de cursar especialização em Medicina do Esporte

www.cristianemolon.com.br

www.facebook.com/CristianeMolon

instagram/dracristiane.molon