Corrida contra o tempo

Por: Barão do Itapocu

29/03/2024 - 06:03

 

Termina no dia 6, o prazo para filiação de quem deseja concorrer nas eleições municipais de outubro. Mesmo prazo para janela partidária, que é a chance para quem quer trocar de partido sem risco de perder o mandato. Até lá, serão dias de muitas conversas e cálculos. As novas regras para divisão de cadeiras no Legislativo devem resultar em uma diminuição importante do número de partidos, o que é muito salutar para democracia. Hoje, a maioria das siglas são apenas números de aluguel que sangram os cofres públicos com o tão desejado – por eles – fundão.

 

MDB faz evento

O MDB agendou para a sexta-feira, dia 5, às 19h30, um evento de filiações na Associação de Moradores da Vila Lalau. Nos últimos dias, a sigla ganhou reforços importantes. Além de ganhar dois vereadores com mandato, assinou a ficha de empresários. Um deles, Beto Santos, da Sr Pão.

 

Quem dá mais

Aproveitando a janela, tem vereador na região fazendo leilão para escolher em qual partido se filiar. Quem der mais, leva. Esse tipo costuma ter vida curta na política. O destino é quase sempre o descrédito.

 

Barra Velha

O comediante Bismarck Fugazza, do Democracia Cristã, lançou sua pré-candidatura a prefeito de Barra Velha. Deve disputar o pleito com tornozeleira eletrônica, e passaporte confiscado, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, por “incentivar atos golpistas”. O atual prefeito de Barra Velha, Douglas Elias Costa (PL), segue preso por suspeita de desvio de recursos públicos.

 

Julgamento de Seif

O senador Jorge Seif terá seu destino selado na quinta-feira, dia 4, quando o Tribunal Superior Eleitoral julgará o pedido de cassação apresentado pelo PSD de Santa Catarina. Mais uma vez, no centro do debate, está Luciano Hang, da Havan, que teria, segundo a denúncia – beneficiado a candidatura de Seif fora das regras permitidas.

 

Maruim

A Amvali deve receber no primeiro semestre deste ano o resultado do teste contratado para avaliar a eficiência de um produto controlador do maruim. A praga motivou essa semana um decreto de calamidade, assinado pelo prefeito de Luiz Alves, Marcos Pedro Veber.