“Correias dentadas: qual a função e o que acontece se ela se romper”

Foto divulgação | Auto Mecânica Melchioretto

Por: Auto Mecânica Melchioretto

11/08/2020 - 08:08 - Atualizada em: 11/08/2020 - 17:13

A correia dentada é uma das peças de um motor com a engenharia mais simples de todas. Contudo, ela é um dos componentes mais importantes do carro e sem ela os veículos jamais sairiam do lugar.

A função desta peça é sincronizar o “virabrequim”, a peça que leva toda a rotação do motor às rodas e faz com que o carro se movimente.

Por ser uma peça que roda em altíssima velocidade dentro do motor, ela está suscetível a rompimento constante. Por sorte, a peça é barata e de longe uma das mais simples de ser trocada no motor.

Quando trocar

A recomendação é que a correia seja trocada a cada 40 mil quilômetros, mas fique atento. Se você trafega muito em regiões empoeiradas e sem pavimentação, a vida útil das correias cai pela metade então faça uma revisão a cada 20 mil quilômetros.

O que acontece se eu não trocar a correia?

Ao arrebentar, uma correia dentada pode causar uma espécie de “nó” nas partes do motor. Os danos são tão grandes que muitas vezes é necessário trocar pistões, válvulas, tuchos e até os cilindros do motor. Tudo isso chega a custar de R$ 1.400 a R$ 4.500.

Revisão geral

A correia dentada é um dos itens que um mecânico analisa durante uma revisão geral. Por isso é essencial você levar seu carro para acompanhamento de tempos em tempos. Venha até a Auto Mecânica Melchioretto e faça um agendamento.

Onde encontrar

A Auto Mecânica Melchioretto fica na rua 25 de Julho, 1715, no bairro Vila Nova em Jaraguá do Sul. Para marcar um horário, entre em contato pelo telefone: (47) 3371-5928. Para ficar por dentro das novidades, curta nossa página no Facebook.