Corporações de Bombeiros Voluntários terão repasse aumentado em 33%, anuncia Jorginho

Foto: Governo de SC/Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

10/03/2023 - 06:03 - Atualizada em: 10/03/2023 - 07:59

O governador Jorginho Mello (PL) anunciou ontem, durante agenda em Joinville, que o Governo do Estado repassará R$ 8 milhões para a Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC).

A ação também fez parte das comemorações dos 172 anos de Joinville, completados em 9 de março. O valor previsto para 2023 é 33% maior do que a média anual dos últimos anos, que fica em torno de R$ 6 milhões. “São 32 corporações que atendem 51 cidades e totalizam 1,6 milhão de catarinenses atendidos pelos bombeiros voluntários”, explicou o presidente da ABVESC, Ivan Frederico Hudler.

“Os bombeiros fazem esse serviço que todos adoramos. São eles que vêm ao nosso encontro salvar nossa vida e nosso patrimônio. Estamos fazendo esse repasse na certeza de que vão atender muito bem todos esses municípios”, disse o governador Jorginho Mello.

O anúncio foi realizado na sede do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ) com a participação da vice-governadora Marilisa Boehm, o prefeito de Joinville Adriano Silva, o secretário da Fazenda Cleverson Siewert, o comandante dos Bombeiros Militares de SC Fabiano de Souza, o presidente dos Bombeiros Voluntários de Joinville Moacir Thomazi, deputados estaduais e outras lideranças. O CBVJ é a mais antiga instituição do gênero do País.

Celesc firma parceria com telefônicas para despoluição visual em postes em Jaraguá

Iniciativa pioneira no Estado, um projeto liderado pela Celesc busca combater a poluição visual gerada pelos cabos abandonados e rompidos em postes. Jaraguá do Sul será a primeira a receber os mutirões de limpeza, que serão realizados por oito operadores de telefonia conforme cronograma estabelecido pela Prefeitura.

A estrutura de postes da Celesc é compartilhada com operadoras de telefonia e internet, que podem instalar seus cabos nestes espaços. Ocorre que estas instalações nem sempre respeitam regras estabelecidas pela legislação, ou são feitas de forma clandestina. Em outros casos, cabos que não são mais utilizados são deixados nos postes, o que também é irregular. Florianópolis deve ser a próxima cidade a receber a iniciativa.

Foto: Divulgação

Bancada do Norte

A primeira reunião da Bancada do Norte na Assembleia Legislativa, realizada na quarta-feira, foi marcada pela definição do deputado Fernando Krelling (MDB) como coordenador do colegiado, e o anúncio das primeiras ações programadas. De acordo com Krelling, a meta inicial será levantar as principais demandas dos municípios ao Norte do estado, para isso serão visitadas as prefeituras e câmaras locais, assim como a Amplanorte e a Amvali. Integram a Bancada do Norte os deputados: Matheus Cadorin (Novo), Antídio Lunelli (MDB), Maurício Eskudlark (PL), Sargento Lima (PL), Maurício Peixer (PL) e Dr. Vicente Caropreso (PSDB).

Bancada Feminina

Em solenidade especial do Dia Internacional da Mulher, a deputada Paulinha (Podemos) assumiu a coordenadoria da Bancada Feminina da Alesc. No mesmo ato, a deputada Luciane Carminatti (PT) assumiu a coordenação da Procuradoria da Mulher. Prestigiaram a cerimônia os deputados Tiago Zilli (MDB) e Napoleão Bernardes (PSD). Segundo Paulinha, mesmo contando com apenas duas parlamentares, a Bancada Feminina tem expectativa de importantes avanços, mesmo com a redução de representantes femininas nesta legislatura.