Nesta quarta-feira, Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, também é o dia oficial do Movimento Compre do Pequeno Negócio, iniciativa lançada em 2015 para estimular a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos por micro e pequenos negócios. Em Santa Catarina, o segmento representa mais de 95% das empresas formalizadas e juntos respondem por 35,1% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.
Além disso, são responsáveis por 4% das exportações. “São mais de 500 mil pequenos negócios, entre microempreendedores individuais e micro e pequenas empresas, que correspondem a cerca de R$ 62 bilhões do PIB do Estado e geram 52% dos empregos formais no Estado. Os números são muitos significativos e a sociedade está entendendo a representatividade dos pequenos negócios na economia catarinense”, comenta o gerente da Unidade de Comunicação e Mercado do Sebrae-SC, Wilson Sanches Rodrigues.
Para intercâmbio
Florianópolis recebe, nesta quinta-feira, representantes de diversas instituições de ensino internacionais no Intercultural Expo 2016. Com entrada gratuita, o evento é uma oportunidade para quem deseja realizar intercâmbio e usar a experiência para melhorar o currículo. Só em 2015, ao menos 220 mil brasileiros saíram do país para estudar. A procura pelo serviço aumentou com as altas taxas de desemprego por aqui. Informações no site
www.intercultural.com.br.
Cursos no IFSC
Estão abertas até 3 de novembro as inscrições para o processo seletivo 2017 do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). São cerca de 5 mil vagas para cursos técnicos, Proeja (educação de jovens e adultos), de graduação, de especialização e de mestrado. Há cursos em 21 cidades de todas as regiões de Santa Catarina. Em Jaraguá do Sul as vagas são para Bacharelado: Engenharia Elétrica, Licenciatura: Física, Proeja: Vestuário, Superior de tecnologia: Fabricação Mecânica, Técnico integrado: Química, Técnico subsequente: Eletrotécnica; Malharia; Mecânica; Produção e Design de Moda; Têxtil (Beneficiamento); Vestuário.
Greve na Celesc
Amanhã, trabalhadores da Celesc se reúnem com a diretoria da Celesc para uma nova rodada de negociações. A greve entra hoje no décimo dia. Os trabalhos estão prejudicados em todo Estado.
Ministro na Fiesc
O ministro da Indústria e Comércio Exterior, Marcos Pereira, lança amanhã na Fiesc o Plano Nacional de Cultura Exportadora, e o Programa Brasil Mais Produtivo. Em Santa Catarina, serão atendidas 280 indústrias até dezembro de 2017.