Como estimular ingestão de água em felinos

FOTO: divulgação

Por: Coluna Pet

06/11/2023 - 10:11 - Atualizada em: 06/11/2023 - 16:37

Diferentemente dos cachorros, os gatos não são lá tão chegados em beber água. Porém, essa característica dos felinos exige uma atenção redobrada porque eles tendem a ingerir uma quantidade menor do que a ideal. Com isso, ficam propensos a sofrer de insuficiência renal, cálculos urinários, além de desidratação e outros problemas de saúde. Os felinos precisam em torno de 50 a 60 ml/kg de água diariamente. Ou seja, um gato de 4kg deve ingerir de 200 a 240ml por dia. Seguem algumas dicas importantes para aumentar a ingestão de água dos bichanos.

Distribua vários potes de água em diferentes locais da casa

Como eles não são muito fãs de exercícios, podem evitar visitar o bebedouro apenas pela necessidade de cruzar alguns cômodos. Assim, uma boa maneira de estimular o gato a beber água é espalhando diversos bebedouros e fontes pela casa.

Mantenha o pote de água longe da comida

Há uma verdade sobre os felinos: eles são exigentes! E não se sabe a razão, mas eles preferem beber água longe de onde se alimentam. Por isso, é aconselhável manter certa distância entre os potes.

Invista em uma fonte de água

É bem provável que seu gatinho já tenha corrido para pia do banheiro ao ver você abrir a torneira. Isso acontece porque eles adoram água corrente. Em vez de deixar a água correr à vontade, considere a compra de uma fonte elétrica. Ele cria um fluxo de água corrente, o que é muito mais atrativo para os felinos.

Acrescente ração úmida na alimentação do gato

Sachês ou patês são interessantes porque proporcionam mais hidratação. E ainda é possível melhorar a ingestão hídrica, acrescentando mais água a esse alimento antes de oferecer ao seu amigo. Como os sachês tem cerca de 80% de água na sua composição, desta forma, o gato acaba consumindo uma grande quantidade de água que ele não beberia normalmente.

Troque sempre a água para deixá-la mais fresca possível

Faça isso pelo menos uma vez ao dia para deixar a água mais atrativa ao gato. Antes de trocá-la, aproveite para lavar o pote. Diferentemente de outros pets, como os cães, os bichanos não bebem água suja, parada ou morna. Dessa forma, eles vão ignorar aquele bebedouro que foi abastecido há horas, por mais que ainda haja água nele.

Coloque pedrinhas de gelo na água

Em dias mais quentes, coloque pedras de gelo na água. Além de mantê-la fresquinha por um tempo, pode despertar a curiosidade do bichinho.

Ofereça água saborizada

Uma boa ideia é oferecer, de vez em quando, água com caldo natural de peixe ou carne sem temperos. Nesse caso, a troca desta água deverá ser feita mais vezes do que o de costume.

Coloque um espelho embaixo do pote d’água

Outro bom truque é utilizar potes de vidro transparentes ou translúcidos e colocar um espelho debaixo deles, imitando os espelhos d’água presentes na natureza.

 

Seu Pet! Nossa Amizade!
“Kaiser: o gatinho de Curitibanos…”

FOTO: divulgação

Adotar um bichinho de estimação é sempre uma grande alegria! Mas também é uma importante responsabilidade! Kaiser é um gatinho muito fofo e carinhoso, nasceu na cidade de Curitibanos, no oeste de Santa Catarina e foi adotado quando bebezinho pelo Eduardo, um rapaz muito especial, autista, que ingressou neste ano na Universidade Federal de Santa Catarina, no curso de Medicina Veterinária. Foi amor à primeira vista, o entrosamento dos dois foi imediato, não desgrudam um minuto! Aprender a cuidar de um gatinho foi um desafio fácil para o Eduardo, como seus pais são veterinários já pegou várias dicas importantes, adaptou sua quitinete com um criativo enriquecimento ambiental e fez do espaço um verdadeiro parque de diversão para o bichano! Com este belo nome alemão – Kaiser agora é um gatinho feliz e com um futuro maravilhoso ao lado de seu dono, um futuro e brilhante médico veterinário!