Como e porque fazer o corte das unhas nos pets?

foto: divulgação

Por: Coluna Pet

11/03/2024 - 09:03 - Atualizada em: 11/03/2024 - 16:50

 

Muitos animais chegam para consulta veterinária por apresentarem inflamação, infecção, sangramento ou quebra de unhas, situações que causam muita dor e desconforto. Em alguns casos, as unhas também machucam pois podem encravar, por falta de corte periodicamente. Além disso, podem ocorrer acidentes, principalmente com gatos, que em situações de stress ou brincadeiras, podem ferir outros animais ou seus tutores.

Com um cortador específico para cães e gatos, posicione-o mais na extremidade da unha e angule em aproximadamente 45 graus. Vá cortando aos poucos, tomando o cuidado com vasos e nervos que passam na região central da unha. Redobre a atenção se a unha do seu pet for escura. Em unhas claras é possível visualizar os vasos sanguíneos (área mais rosada central), já em unhas escuras sua visualização é difícil.

Se não sentir segurança, corte somente a pontinha e finalize com uma lixa. Caso haja sangramento, pressione com uma gaze por alguns instantes, geralmente são sangramentos pequenos que cessam sozinhos. Caso a hemorragia persista, procure um Médico Veterinário.

O momento de aparar as unhas deve ser divertido para seu pet, por isso, o distraia com petiscos e brinquedos. O corte deverá ser realizado em média a cada 15 dias, mas o tempo pode variar de animal para animal de acordo com a espécie, tipo de piso, raça, etc. Para os gatos, os afiadores ajudam bastante na manutenção das unhas.

 

Seu Pet! Nossa Amizade!
“Flocos: 90 quilos de gostosura”


Flocos, um Mastim Napolitano, prestes a completar 2 aninhos de idade, ganhou o título do maior cão que já passou pelo Hospital Veterinário Amizade. Este garotão pesa cerca de 90 quilos e só tem tamanho, pois é um doce de cachorro. Sua irmã, a Madalena, também da raça Mastim, pesa em torno de 60 quilos!

Na última semana, Flocos passou por exames de sangue, de ultrassom, ficou internadinho por uns dias e se comportou como um verdadeiro “lorde”! Foi um mimo só, imaginem como é gostoso abraçar e apertar estes 90 quilos de pura gostosura! Se recuperou muito bem e já foi para casa, curtir com sua família super querida!

Mande uma foto e nos conte sua história… seu Pet ficará famoso por um dia! Envie para danibrecht@amizade.vet.br ou através do whats (47) 999926524 – A/C Dra. Daniela