Comitiva formada pelo governo estadual e Fiesc busca novos investimentos para SC nos Emirados Árabes

Foto:Pixabay

Por: Áurea Arendartchuk

17/02/2024 - 06:02

Representantes do governo catarinense e da Federação das Indústrias do Estado (Fiesc) participam deste sábado até o dia 25 de uma missão ao oriente médio para buscar investimentos para Santa Catarina.

A missão do governo catarinense nos Emirados Árabes conta com a participação do governador Jorginho Mello (PL), dos secretários Juliano Froehner (Articulação Internacional), Cleverson Siewert (Fazenda), Vânia Franco (Articulação Nacional), Danieli Porporatti (secretária-geral de Governo) e do presidente da SCPAR, Renato Lacerda. Também viajam com o governador, o presidente da Assembleia Legislativa, Mauro de Nadal (MDB), o deputado estadual Antídio Lunelli (MDB), o presidente da Fiesc Mario Cezar de Aguiar, a presidente da Acafe Luciane Ceretta, e o prefeito de Balneário Camboriú Fabrício de Oliveira (PL).

Segundo Jorginho Mello, o principal objetivo da missão aos Emirados é mostrar para os investidores todos os atrativos de Santa Catarina. “Somos um estado inovador e competitivo, que apoia o setor produtivo e cuida das pessoas. Somos reconhecidos pela diversidade da nossa indústria e pelo perfil empreendedor, é um estado bonito, com grande potencial turístico e industrial pode ser ainda mais conhecido aos olhos do mundo”, comenta.

O presidente da Fiesc destaca que SC conta com excelentes portos, educação de qualidade que forma profissionais qualificados e uma diversidade produtiva ímpar no Brasil. “Tudo isso faz de Santa Catarina uma potência. Temos apenas 1% do território, mas somos responsáveis pelo 6º maior PIB do Brasil”, afirma Aguiar, antecipando alguns dos pontos que pretende destacar em sua apresentação na Câmara de Comércio de Dubai.

Em visitas a fundos de investimento, câmaras de comércio e órgãos governamentais em Dubai e Abu Dhabi, o presidente da Fiesc espera ampliar a rede de relacionamento com o empresariado local e divulgar os números positivos que fazem de SC um excelente ambiente para se fazer negócios.

Números

Em 2023, Santa Catarina exportou US$315,1 milhões para os Emirados Árabes Unidos e importou US$17,35 milhões. As vendas catarinenses foram lideradas por carnes de frango, motocompressores para refrigeração, madeira de pinus e carne suína.
Já os cinco principais produtos de importação foram fios de cobre, copolímeros de propileno, produtos laminados magnéticos, fios de ligas de alumínio e outros polietilenos.

 

PSDB de Jaraguá se prepara para as eleições municipais

A Executiva Municipal do PSDB reuniu-se, esta semana, para discutir a organização do partido para as eleições deste ano. Segundo representantes do diretório, a sigla teve um aumento significativo de filiações de lideranças e, além disso, interessados que já se manifestaram para concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores, com destaque especial para a participação das mulheres neste processo.

O partido também está avançando na discussão das candidaturas para a chapa majoritária. No dia 4 de abril, o PSDB de Jaraguá realiza um grande evento de filiação e apresentação oficial dos pré-candidatos do partido que vão concorrer no pleito municipal.

Foto: Divulgação

Novo secretário

O coronel da Reserva do Corpo de Bombeiros Militar de SC, Flávio Rogério Pereira Graff, é o novo secretário adjunto da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). Ele entra no lugar do coronel da Reserva do Exército, Freibergue Rubem do Nascimento, que assumiu a presidência da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte). Flávio Graff atuava como secretário adjunto da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina. Ao assumir o cargo, Graff ressaltou que recebeu a missão do governador Jorginho Mello com o objetivo de seguir desempenhando com excelência os trabalhos e serviços da gestão da segurança pública catarinense.