Dados econômicos levantados pela Fecomércio (Federação do Comércio) de Santa Catarina apontam melhora no ambiente de negócios ainda em 2016. Os indicadores de confiança no mês de setembro, divulgados nesta semana pela federação, que funcionaram como um ‘termômetro do mercado’, apontam para a recuperação do fôlego do comércio catarinense. Embora as condições do mercado de trabalho e o crédito restrito ainda sejam um entrave para retomada do consumo, as variações positivas do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) e da Intenção de Consumo das Famílias (ICF) já mostram um horizonte de melhora no ambiente de negócios. O ICEC atingiu 98,5 pontos em setembro, em uma escala de 0 a 200, o que representa alta de 6,1% no mês e 15,3% no ano. Este foi o quarto mês consecutivo de alta, após apresentar o nível mais baixo da série histórica iniciada em 2010.
De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, o desempenho no último mês mostra o humor do setor em relação às mudanças na gestão do país. “O aumento do desemprego, as indefinições da política econômica e o baixo volume de vendas minaram o ânimo do empresariado, mas essa situação começou a se reverter. Mas, a trajetória de alta só se sustentará se as medidas anunciadas pelo novo governo forem claras e terem perspectivas de resultados positivos dentro de um horizonte previsível”, avalia.
INSS amplia pente-fino
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está revisando outros benefícios por incapacidade, além dos incluídos no pente-fino da medida provisória 739. Segundo o presidente do instituto, Leonardo Gadelha, não há uma orientação específica para ampliar a revisão, mas a medida do Governo pode ter motivado atenção maior a outros casos. Um dos focos tem sido o auxílio suplementar por acidente de trabalho. Segundo o Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados), aposentados que têm esse auxílio, anterior ao auxílio-acidente, estão recebendo cartas.
Gol lança pulseira GPS para voos
A companhia aérea Gol começou a oferecer ontem (12) um serviço adicional para crianças que precisam viajar sozinhas: uma pulseira com ‘’chip’’. O acessório usa tecnologia de rastreamento sem fio que avisa aos responsáveis as etapas do voo em tempo real. Pelo aplicativo da companhia aérea, os pais podem acompanhar todo o percurso. O cliente também pode receber as notificações por e-mail.
Católica abre programa de intercâmbio para Espanha
A Católica de Santa Catarina firmou uma parceria com a Universidade Miguel Hernández de Elche (UMH), na Espanha, para oferecer oportunidades de intercâmbio aos estudantes da graduação. Para poder participar, o candidato deve ter cursado 50% da carga horária do curso de graduação.
São oferecidas duas vagas por semestre, totalizando quatro vagas por ano, para estudantes das unidades de Jaraguá do Sul e Joinville. O intercambista poderá passar, no mínimo um semestre e, no máximo, dois semestres na instituição espanhola. A seleção dos participantes será feita pelo Setor de Pesquisa, de acordo com o desempenho do estudante. O intercambista não pagará nenhum tipo de mensalidade ou anuidade, mas arcará com as despesas para obtenção de visto de estudante, viagem, hospedagem, seguro de acidentes pessoais, seguro de saúde internacional e repatriamento, entre outras despesas necessárias durante o período.
É a primeira vez que a Católica promove uma parceria para intercâmbio. Os alunos da Universidade Miguel Hernández também poderão estudar temporariamente no país, tanto em Jaraguá quanto em Joinville. Mais informações com o coordenador do Setor de Pesquisa, professor Djonny Weinzierl, pelo e-mail [email protected].
Samsung diminui projeção de lucro
A gigante sul-coreana Samsung Electronics rebaixou nesta quarta-feira (12) em 33,3% suas previsões de lucros para o terceiro trimestre, com o objetivo de refletir as consequências do fracasso do Galaxy Note 7, cuja produção foi suspensa. Nesta semana, a maior fabricante de smartphones em nível mundial oficializou um de seus maiores fracassos comerciais ao anunciar que interromperá a produção do modelo, que deveria ser seu produto estrela. Dois meses após o lançamento do aparelho, a marca também aconselhou seus clientes a desligarem o dispositivo devido ao alto risco de explosão, uma eventualidade que provocou comoção nas redes sociais depois que muitos usuários divulgaram imagens de telefones carbonizados.
Em São Paulo, varejo contrata
Um mês mais cedo do que no ano passado, o varejo do Estado de São Paulo já começou a contratar trabalhadores temporários para as vendas de Natal. A projeção da Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) é de que o número de vagas aumente de cerca de 15 mil em 2015 para 20 mil até o final deste ano. Há perspectiva, embora muito pequena, de efetivação de parte dos trabalhadores após a virada do ano.
Wall Street cai mais de 1%
Os principais índices acionários dos Estados Unidos fecharam em queda ontem (12), com resultados corporativos decepcionantes dando um tom amargo para o início da temporada de balanços e com investidores digerindo a dinâmica da eleição norte-americana. O índice Dow Jones caiu 1,09%, para 18.128 pontos, e o S&P 500 perdeu 1,24%, para 2.136 pontos.