Na última sexta-feira, o MDB de Guaramirim fez um grande evento no salão da Igreja Luterana da cidade reunindo cerca de 200 pessoas. O destaque foi para importantes filiações, como as dos vereadores Ezequiel de Souza e Maria Rosana, que deixaram o União Brasil e o PSD, respectivamente.
Além deles, os ex-vereadores Ernesto Friedmann e Lino Venturi também reforçaram o Manda Brasa. E destaque para lideranças que estavam no PL, mas decidiram migrar para o MDB, como o empresário Evaristo Caviquioli e Ildecir Morsch, que foi, em 2020, o candidato mais votado do PL. Fernando Santer deve fazer o mesmo caminho. Com isso, Nilson Bylaardt cumpre o que prometeu: deixar o MDB forte para as eleições de outubro.
Em Jaraguá do Sul, o MDB também anda passando o rolo compressor. Ganhou dois vereadores na última semana – Ademar Winter e Anderson Kassner – e tende ainda a filiar Jonathan Reinke. O foco no município é fazer de cinco a seis vereadores e reeleger o prefeito Jair Franzner.
Muitos fatores explicam o crescimento do Manda Brasa. Um deles – e o mais evidente- é a liderança em evidência do deputado estadual Antídio Lunelli, que leva o MDB mais para direita e imprime a política do resultado, alcançado com êxito – provado e aprovado – na sua administração em Jaraguá do Sul.
Presidente do TRE-SC lança livro sobre mulheres na política
Nesta terça-feira (26), a presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargadora Maria do Rocio, fará o lançamento do seu livro “Acorda mulher: o teu lugar também é na política”, durante o Seminário Eleitoral 2024. Organizado pelo TRE-SC e pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o evento acontece no auditório do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).
O Seminário Eleitoral é gratuito e aberto ao público, com conteúdo voltado especialmente a pré-candidatos, gestores, advogados e profissionais de contabilidade que atuam em contas de campanha.
Além disso, o ex-juiz do pleno do TRE-SC, Willian de Quadros, fará o lançamento do seu livro “Mulheres na política: o direito eleitoral sob uma nova perspectiva da participação feminina na política”.
Constituição
A segunda-feira (25), foi marcada pelos 200 anos em que o Brasil ganhou sua primeira Constituição Federal. Foi no dia 25 de março de 1824 que o Imperador Dom Pedro I outorgou a primeira Carta Magna brasileira. De lá pra cá, além dessa, o país soma mais seis constituições, cada uma moldada por diferentes contextos históricos e sociais, refletindo a busca pelo aperfeiçoamento do sistema político e pela garantia dos direitos dos cidadãos brasileiros.
Biometria
Eleitoras e eleitores que têm a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral e são usuários das contas Gov.br podem habilitar-se para conseguir o acesso ao nível ouro e, com isso, preencher a declaração de Imposto de Renda de forma mais fácil. O reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral é um dos fatores utilizados para alcançar o nível máximo de segurança da conta. Quem tem acesso aos níveis ouro e prata pode optar pela declaração pré-preechida, que possibilita o início do processo com os diversos campos automaticamente preenchidos pelo sistema. Os contribuintes que escolherem essa opção também têm prioridade na hora de receber a restituição. A declaração de Imposto de Renda deve ser entregue até 31 de maio.