O Cine Buhr exibia, em maio de 1941 (há 77 anos), o filme francês A Fortaleza do Silêncio (La Citadelle du Silence), de Marcel L’Herbier, com Anabella, Pierre Renoir e Bernard Lancret. O quadro histórico é o de uma rebelião estudantil polaca contra a dominação russa do início do século. Viana (Annabella) procura assassinar o Czar Nicolas 2º para vingar o pai, mas é César, o seu noivo, que é condenado e enviado para uma sinistra fortaleza que alberga presos políticos. Com a intenção de libertar o companheiro, Viana casa com o comandante da citadela, contribuindo assim para o despontar de uma revolução.

Dia 18

  • Hoje é Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. De acordo com dados da Secretaria de Direitos Humanos, é assustador o número de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no país. Por isso, foi criada esta data com o intuito de ajudar a combater este mal que destrói a vida de milhares de jovens todos os anos.

Casas numeradas em Jaraguá

Foto: Arquivo/OCP

Em maio de 1941, o OCP publica uma notícia de extrema importância para Jaraguá. Por iniciativa do prefeito da época, as residências da cidade seriam, finalmente, numeradas. “Significa que Jaraguá está se transformando paulatinamente, sem que ninguém sinta, numa cidade moderna e bonita”, diz a nota.