Por mais que você tenha uma vida corrida, não esqueça do seu bem-estar, e faça um check-up pra avaliar sua saúde.
Mesmo que você se sinta bem, existem doenças silenciosas como o diabetes, os males cardiovasculares e os cânceres, por exemplo, que só podem ser diagnosticados precocemente por meio de um check-up. O diagnóstico precoce é o caminho mais curto para a cura.
Se você nunca fez check-up, procure um clínico geral ou um cardiologista para fazer o primeiro.
Informe o médico de todas as dores, sintomas e alterações no organismo que você sinta, mesmo que sejam pequenos. Se tiver exames anteriores ou um histórico médico, leve junto com você.
O médico vai pedir exames de sangue, de urina, eletrocardiograma, de pressão arterial, e o que mais achar necessário: análises como índice de massa corporal (IMC), avaliações oftalmológicas, dermatológicas e até mesmo consultas odontológicas também podem fazer parte desse cuidado preventivo.
A partir dos resultados, ele poderá lhe encaminhar a outro especialista.
Os exames clínicos, laboratoriais e de imagem do check-up, permitem avaliar o organismo e identificar fatores de risco – e isso vale para todos os sexos e idades.
As mulheres devem incluir exames como o Papanicolau (a partir dos 25 anos ou do início da vida sexual); também a mamografia a partir dos 40 anos e o ultrassom transvaginal são fundamentais para prevenir e detectar precocemente doenças ginecológicas e câncer de mama.
Os homens devem fazer a avaliação da próstata, por meio do exame de toque retal e da dosagem do PSA (antígeno prostático específico), principalmente a partir dos 45 anos ou antes, se houver histórico familiar da doença.
A avaliação hormonal, em homens e mulheres, pode ser recomendada dependendo idade e de queixas como fadiga, alterações de humor ou libido. O check-up também pode incluir a colonoscopia para investigação de câncer colorretal.
Lembre-se: prevenir é sempre mais eficaz e menos custoso do que tratar.
Viva com saúde! Faça check-up todo ano.