Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Charles Salvador assume presidência da Câmara de Jaraguá do Sul em 2026

O atual presidente da Câmara Luís Fernando Almeida (E) passará o bastão para Charles Salvador que assume o comando do Legislativo jaraguaense em 2026

Por: Áurea Arendartchuk

20/12/2025 - 06:12

A última sessão ordinária de 2025, realizada na noite de quinta-feira (18), a Câmara Municipal de Jaraguá do Sul elegeu, conforme prevê o Regimento Interno, a Mesa Diretora para o exercício de 2026. Por unanimidade, o vereador Charles Salvador (PSDB) foi escolhido para presidir o Legislativo no próximo ano, consolidando um novo arranjo político à frente da Casa.

A composição da Mesa reflete um equilíbrio entre diferentes forças partidárias. O vereador Delegado Mioto (União) assume a vice-presidência, Jair Pedri (PSD) fica responsável pela 1ª Secretaria e Fernando Alflen (PL) pela 2ª Secretaria. A eleição consensual dos nomes sinaliza um ambiente de convergência política para o início da nova gestão legislativa.

Em seu primeiro mandato, Charles Salvador chega à presidência após atuar como vice-presidente em 2025 e integrar comissões estratégicas da Câmara. Eleito com 2.114 votos, o vereador destacou, em seu discurso, a intenção de fortalecer institucionalmente o Legislativo, manter a proximidade com a população e dar continuidade ao trabalho desenvolvido ao longo do último ano, reconhecendo a atuação do atual presidente, Luís Fernando Almeida (MDB).

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Ao projetar o próximo período, Salvador defendeu uma relação pautada pelo diálogo com o Poder Executivo, sem abrir mão da autonomia e da independência entre os poderes. O novo presidente reforçou o compromisso com uma atuação responsável e afirmou que a Câmara seguirá como espaço de representação popular e debate público. A primeira sessão sob sua presidência está prevista para 3 de fevereiro de 2026, com a retomada dos trabalhos legislativos.

Diabetes

A Câmara jaraguaense aprovou, esta semana, projeto de lei que garante o fornecimento gratuito de aparelhos digitais e sensores indolores para o monitoramento contínuo da glicemia a crianças e adolescentes com diabetes. O benefício atende pacientes de 0 a 17 anos em tratamento pelo SUS, mediante prescrição médica, substituindo o método tradicional de punções capilares por uma tecnologia mais confortável e precisa, que facilita o controle da doença no dia a dia.

Benefício

Pelo texto aprovado, o Município será responsável pelo fornecimento, manutenção e reposição dos equipamentos, com prazo de até 30 dias após a prescrição. O benefício é destinado a famílias com renda per capita de até cinco UPMs (R$ 1.279), podendo ser ampliado em casos de vulnerabilidade comprovada. A proposta segue para sanção do Executivo e, após isso, deverá ser implementada pela Secretaria Municipal de Saúde, ampliando a qualidade do atendimento a jovens com diabetes.

Sessão solene

Jaraguá do Sul recebe no dia 19 de janeiro do próximo ano, uma sessão solene da Assembleia Legislativa de SC para a concessão do Título de Cidadão Catarinense ao músico e maestro Alex Klein, idealizador e diretor do Festival Internacional de Música de Santa Catarina (Femusc). O festival de 2026 acontece de 11 a 24 de janeiro.

Recesso

A Alesc entrou em recesso na sexta-feira (19), com suspensão das atividades administrativas e legislativas até 4 de janeiro. A partir do dia 5, setores administrativos voltam a funcionar em turno único, enquanto as sessões ordinárias permanecem suspensas em janeiro, com exceção da sessão solene no dia 19, em Jaraguá do Sul. As atividades legislativas serão retomadas em 3 de fevereiro.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.