CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Jaraguá do Sul festejou os seus 55 anos de atuação no segmento varejista e no associativismo regional com uma palestra de Luis Lobão, que destacou a importância da longevidade empresarial e como levar os elementos de governança, crescimento e desenvolvimento para dentro dos modelos de negócios.
Segundo Lobão, “às vezes temos uma busca muito grande pelo crescimento financeiro e muita das vezes geramos um inimigo, que é o ciclo financeiro e a necessidade de capital de giro. Esse equilíbrio entre crescimento e geração de caixa é o tema principal, bem como desenvolver relacionamentos e buscar recompra dos clientes.
O custo de adquirir um cliente sempre será mais caro do que mantê-lo”. Já a presidente da CDL, Vergimari Rodrigues Simões Pires, destacou que a palestra de Luis Lobão é uma das ações comemorativas ao aniversário da entidade. “Nesse ano já trouxemos o Caito Maia, que também foi sensacional e lotou o teatro da Scar.”
Segundo a presidente, é um orgulho estar à frente da CDL de Jaraguá do Sul, pois “é uma entidade muito respeitada, o que aumenta o desafio de fazer uma entrega a altura de todos os diretores e ex-presidentes que contribuíram voluntariamente com a história de 55 anos da nossa CDL. Afinal, são mais de 2 mil associados confiando em nosso trabalho.” Um dos grandes projetos dessa gestão, foi a Escola de Vendas, que já está em sua segunda edição, com a finalidade de formar profissionais para atuarem na área de vendas.
Católica SC presta atendimento contábil gratuito à comunidade
Para auxiliar os contribuintes locais, a Católica SC de Jaraguá do Sul criou um Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), com atendimento gratuito. No espaço, criado em parceria com a Receita Federal, pessoas físicas e empreendedores individuais recebem assistência em serviços como inscrições e informações cadastrais do CPF e CNPJ, agendamento on-line de atendimentos na Receita Federal, consulta à situação fiscal, orientações sobre declaração de IR, entre outros.
O NAF facilita a vida de quem tem de resolver alguma pendência junto à Receita Federal. O órgão federal comunica os contribuintes quando existe alguma divergência nas informações prestadas do IR, por exemplo. Mas os cidadãos de Jaraguá do Sul, agora, também contam com o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal para checar se há algum problema na declaração e caso ela tenha sido processada ou retida na malha fina.
Quem faz esse trabalho à comunidade na universidade são os estudantes, que atuam na estrutura, supervisionados pelos professores. A iniciativa é uma oportunidade de vivenciar a profissão e solucionar problemas reais. O NAF está aberto ao público sempre nas quintas-feiras, das 18h às 20h. O atendimento é por ordem de chegada. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail [email protected].