CCJ da Câmara Federal se concentra na votação da PEC das Drogas nesta terça

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

11/06/2024 - 06:06

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) terá uma semana intensa com dois importantes temas. A presidente da Comissão, Carol De Toni (PL), conduzirá reuniões cruciais que envolverão a participação do Ministro Paulo Pimenta e a votação da chamada PEC das Drogas.

Nesta terça-feira (11), o Ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, será ouvido pela comissão para falar sobre a abertura de investigação que mira influenciadores, parlamentares e outros usuários das redes sociais sobre conteúdos publicados durante a tragédia do Rio Grande do Sul.

“A liberdade de expressão e o exercício pleno da fiscalização pelo Poder Legislativo são invioláveis em uma democracia de verdade. Sendo assim, é inaceitável requerer investigação de parlamentares que, cumprindo o seu dever constitucional, escancararam a condução duvidosa do governo federal nos desastres do Rio Grande do Sul. É por essa razão que a CCJ quer ouvir o Ministro Paulo Pimenta,” declarou Carol De Toni.

A CCJ também votará a Proposta de Emenda à Constituição que visa criminalizar o porte e a posse de drogas. Já aprovada no Senado, em dois turnos, a PEC tem causado um grande debate entre diferentes setores da sociedade e é um passo importante para garantir a segurança e a saúde pública no Brasil.

A presidente da comissão ressalta que a grande maioria dos brasileiros repulsa a ideia de flexibilizar o uso de drogas no Brasil. Segundo Carol De Toni, as drogas aumentam a incidência de roubos, destroem famílias e oneram em demasia o sistema público de saúde. “Avançar com a PEC 45/23 é assegurar os direitos individuais previstos no art. 5º, os quais são: o direito à vida, o direito à segurança e o direito à propriedade,” afirmou a deputada, destacando a importância de fortalecer a legislação contra as drogas.

Esses dois grandes tópicos refletem a postura proativa da CCJ sob a presidência de Carol De Toni, que tem se comprometido a pautar temas relevantes para a sociedade brasileira.

Coral da Scar Celebra 50 Anos com homenagem da Alesc

O Coral da Sociedade Cultura Artística (Scar) de Jaraguá do Sul completou 50 anos de atividade e em reconhecimento ao trabalho em prol da cultura e da arte, o Plenário da Alesc aprovou uma Moção de Aplauso ao grupo. A honraria foi entregue pelo proponente, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), diante de uma plateia que lotou o Grande Teatro do Centro Cultural da Scar para prestigiar o histórico concerto em celebração ao cinquentenário de fundação do Coral, na noite de sábado (8).
“Sinto-me honrado em testemunhar parte dessa linda trajetória de harmonia e dedicação dos seus integrantes ao longo desses anos. É um testemunho do amor pela música, pelo canto que encanta. Da união em prol da cultura, da arte, da amizade”, disse o deputado Dr. Vicente Caropreso durante a cerimônia.

Foto: Divulgação

Inteligência Artificial

A regulamentação do uso de inteligência artificial (IA) é tema de debate no Senado, marcado para esta terça-feira (11). O requerimento da sessão temática é do senador Eduardo Gomes (PL-TO), relator de projeto de lei sobre o uso da IA. O projeto, do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) — presidente do Senado e do Congresso Nacional —, foi elaborado a partir do anteprojeto apresentado pela comissão de juristas que tratou do assunto em 2022. A votação em Plenário do relatório de Eduardo Gomes está marcada para quarta (12).

Notícias no celular

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.