O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) participou na segunda-feira (24) da assinatura da ordem de serviço para o Estudo de Impacto Ambiental da obra da Via Mar, conhecido como corredor alternativo à BR-101. O evento ocorreu na Associação Empresarial de Joinville (Acij) e contou com a presença do governador do Estado, Jorginho Mello, deputados estaduais, prefeitos e lideranças empresariais.
Segundo o parlamentar, a assinatura é mais um passo importantíssimo para apresentar soluções aos motoristas que precisam transitar pela BR-101. “Uma obra gigantesca que irá desafogar a rodovia. Não podemos mais perder horas e horas. Todos perdem, inclusive o próprio Estado perde em arrecadação. Uma obra demorada, mas que alguém precisa fazer”, destacou Dr. Vicente.
Serão 145 quilômetros de estrada, como alternativa à BR-101, entre Joinville e o anel viário da Grande Florianópolis, região que sofre com grandes congestionamentos em vários trechos.
@@@
Rota Turística Religiosa Caminho dos Príncipes
Por unanimidade de votos, foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alesc projeto de lei que institui a Rota Turística Religiosa Caminho dos Príncipes, abrangendo os municípios de São Francisco do Sul, Araquari, Joinville, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Corupá, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Itaiópolis e Mafra.
O autor do projeto, deputado Maurício Peixer (PL) estabeleceu como objetivos da rota “promover, divulgar e fomentar a cultura local, o turismo e a religiosidade”, com base nas “vocações turísticas, econômicas, gastronômicas e religiosas da região”. O projeto ainda será analisado pela Comissão de Turismo.

Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Nereu Ramos, já integra a rota turística religiosa de Jaraguá do Sul | Foto: Divulgação
@@@
CURTAS
Conselhos
Foram empossadas na terça-feira (25), os novos integrantes do Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), em Jaraguá do Sul. O prefeito em exercício, João Pereira, acompanhou e destacou a importância dessas entidades na elaboração de políticas públicas. As novas gestões assumem por dois anos. O novo presidente do CMDI, é Alexandre José Vota (Codejas) que tem como vice Stélio João Rodrigues (Grupo de Idosos Alma Voigt). Já o novo presidente do CMDCA é elipe Mulhall (Gabinete do Prefeito) que tem como vice Edson Willian Piotto (Hospital Jaraguá).
Bebida alcoólica
A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (25) projeto de lei que aumenta a pena para quem viabilizar o acesso de bebida alcoólica a criança ou adolescente se houver o consumo. O texto será enviado ao Senado. Enquanto o projeto original previa aumento em dobro da pena, o texto aprovado determina aumento de 1/3 à metade se a criança ou o adolescente utilizar ou consumir o produto. A pena padrão pelo crime, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é de detenção de 2 a 4 anos e multa para quem vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar, ainda que gratuitamente, a bebida alcoólica ou, sem justa causa, outros produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica.