O deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB) esteve reunido esta semana com a equipe do governo estadual para tratar de obras rodoviárias prioritárias para a região Norte. Caropreso também alinha uma visita do governador Carlos Moisés (PSL) à região para fevereiro.

Durante reunião com o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, o deputado pediu agilidade na execução de convênios com as prefeituras de Jaraguá do Sul e Guaramirim que assegurem os recursos necessários para obras de recuperação das vias urbanas danificadas por causa do trânsito intenso de veículos pesados. Essas vias foram usadas por motoristas para desviar do trecho interrompido na SC-108 devido à queda de uma barreira em 2019.

No encontro também foi tratado sobre o andamento do projeto de duplicação da SC-108 entre Guaramirim e Massaranduba. Vieira afirmou que o projeto está em fase final de análise e a próxima etapa é a licitação da obra. A duplicação está incluída no Plano Novos Rumos do governo estadual que prevê R$ 5,5 bilhões em obras de infraestrutura.

Quanto à recuperação da SC-110, entre Pomerode e Jaraguá do Sul, e a pavimentação da SC-414, desde o trevo de intercessão com a SC-108, na Vila Itoupava, em Blumenau, até o município de Luiz Alves, também demandas defendidas pelo parlamentar, o secretário explicou que os projetos de execução seguem em tramitação acelerada na secretaria.

O governo pretende licitar as obras também neste ano. Caropreso garantiu a destinação de R$ 3 milhões, para cada obra, no Orçamento do Estado para 2021.

Visita do governador

O governador Carlos Moisés (PSL) pretende realizar uma série de atividades nas regiões Norte e Planalto Norte em fevereiro, conforme informou o deputado Caropreso. O deputado também auxilia na elaboração do roteiro de Moisés com o secretário da Casa Civil Eron Giordani. A data da visita do governador à nossa região ainda está sendo definida.

 

Vacinas

Em encontro da comissão externa contra o coronavírus realizada esta semana, a deputada federal de SC Carmen Zanotto (Cidadania), relatora do colegiado, cobrou do ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo, empenho da pasta para fazer avançar as negociações envolvendo a entrega, o mais rápido possível, ao Brasil, de dois milhões de doses de vacinas da Oxford pela Índia. Zanotto, que presidiu o debate, disse que os brasileiros estão apreensivos em torno das negociações do Itamarati para destravar as negociações com na China para o envio dos insumos necessários para a continuidade de produção da CoronaVac pelo Instituto Butantan.

Negociações

O ministro Ernesto Araújo informou à comissão que as negociações estão bem encaminhadas pelo Itamarati. Até agora o Brasil conta apenas com a vacina chinesa para imunizar a população, cuja campanha foi iniciada domingo passado pelo SUS vacinando os trabalhadores da linha de frente da saúde, de idosos que moram em abrigos e indígenas.

Comissão

O deputado federal Fábio Schiochet (PSL) é o único parlamentar catarinense na Comissão Representativa do Congresso Nacional prevista constitucionalmente para atuar nos períodos de recesso parlamentar. Em tempos de pandemia da Covid-19, a comissão – que é composta por sete senadores e 16 deputados, e igual número de suplentes será responsável por analisar e decidir sobre questões como o início das vacinações em todo o país.

A Comissão Representativa do Congresso Nacional reuniu-se esta semana para deliberar sobre a situação caótica do Amazonas e sobre o retorno de deputados federais e senadores aos trabalhos, antes do fim oficial do recesso, em fevereiro.