O Carnaval é uma das festas mais populares e tradicionais do Brasil. Durante esse período, milhões de pessoas se deslocam ou se reúnem nas ruas e salões para celebrar, dançar e se divertir. No entanto, para que a festa ocorra de forma segura e tranquila, é fundamental a realização de uma operação especial com todo um aparato de segurança.
Infelizmente, o Carnaval também é uma época propícia para o aumento de delitos e criminalidade, como furtos, roubos e agressões. Além disso, os acidentes de trânsito também são mais comuns devido ao consumo excessivo de álcool e outras drogas. A segurança dos foliões é uma prioridade e, para isso, é necessário um planejamento adequado, prevendo-se equipes médicas, postos de atendimento e estrutura de emergência.
O Carnaval é uma manifestação cultural única, que representa a pluralidade e a alegria identitária do povo brasileiro. Por isso, uma das formas determinantes de preservar essa tradição, é promover a segurança. É com esse propósito que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia à 00h desta sexta-feira (9) a Operação Carnaval 2024.
O conjunto de atividades que compreende a operação vai até 23h59 da quarta-feira de cinzas (14), e terá como foco o combate à combinação álcool e direção, uma das principais causas de sinistros. Na cobertura do período carnavalesco do ano passado, mais de dois mil motoristas foram autuados por dirigirem sob efeito de bebida alcoólica ou por recusarem fazer o teste do etilômetro, o popular “bafômetro”.
Considerando que o compromisso com a segurança também é um dever de cada cidadão, a edição do OCP de hoje, oferece a nossos leitores uma matéria, na página 14, com todas as orientações da PRF sobre a segurança no Carnaval.