Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Câmara jaraguaense aprova moção solicitando novos leitos para o Hospital São José

Por: Áurea Arendartchuk

13/09/2025 - 06:09 - Atualizada em: 13/09/2025 - 08:37

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul aprovou, esta semana, moção de autoria do vereador Israel Cani (PL) solicitando apoio da Assembleia Legislativa para a ampliação da capacidade de leitos no Hospital São José. O documento será encaminhado ao presidente da Alesc, deputado estadual Júlio Garcia, com pedido de destinação de emendas parlamentares para viabilizar a demanda.

A proposta destaca que a atual oferta de leitos é insuficiente para atender à crescente demanda, resultando em atrasos no atendimento e dificuldades no acesso a serviços essenciais. O problema tem impacto diretamente os pacientes, pois devido à falta de vagas, diversas cirurgias eletivas vêm sendo adiadas ou canceladas.

Segundo o texto aprovado, a construção de novos leitos proporcionaria um atendimento mais célere, reduzindo a sobrecarga dos serviços existentes e garantindo maior eficiência ao sistema de saúde local.

Cani destaca que o Hospital São José é referência em atendimento para Jaraguá do Sul e toda a região da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) desempenhando papel central na rede hospitalar de Santa Catarina. “A ampliação do número de leitos é uma necessidade urgente, que trará benefícios não apenas para Jaraguá do Sul, mas para milhares de pessoas de cidades vizinhas que dependem do hospital”, justificou.

Revitalização da SC-110

Durante a inauguração da revitalização da SC-110 que liga Jaraguá do Sul a Pomerode, na sexta, o prefeito jaraguaense Jair Franzner (MDB) agradeceu ao governador do estado Jorginho Mello (PL), que deu continuidade ao projeto desta rodovia muito utilizada pelos moradores de Jaraguá e região. “A obra que se iniciou lá atrás, graças a Deus terminou. Realmente, hoje a gente pode dizer que dá para trafegar com tranquilidade nesse espaço aqui”, completou.

Foto: Fabio Junkes

Condenação

Ainda na sexta-feira (12) durante sua passagem por Pomerode, para a entrega da obra de melhoria na SC-110, o governador Jorginho Mello não poupou críticas ao STF pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos de prisão por ser considerado o líder do que foi classificado como organização criminosa que orquestrou os chamados atos antidemocráticos que resultaria num golpe de estado, a partir das manifestações ocorridas em 8 de janeiro de 2023. “Considero trágica, uma injustiça. Ele foi condenado por não ter feito nada, não roubou um ‘pinto’ de ninguém, ao contrário de outros que meteram a mão no baleiro e estão aí, soltos”, disparou o governador.

 

Sinalização luminosa

Na sessão de quinta-feira (11), a Câmara jaraguaense analisou indicação apresentada pelo vereador Jonathan Reinke (União) em que ele solicita que o Executivo Municipal determine a implementação de sinalizações luminosas de trânsito em locais onde estiverem sendo realizadas obras viárias, especialmente em áreas com pouca iluminação, como as zonas rurais. Reinke destacou que a medida tem como objetivo reforçar a segurança viária tanto para os motoristas quanto para os trabalhadores envolvidos nos serviços. Ele ressaltou que durante o período noturno ou em trechos com iluminação precária, a falta de sinalização adequada aumenta o risco de acidentes e compromete a fluidez do tráfego. A indicação segue agora para análise do Executivo.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.