A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul realizou na noite de quinta-feira (6) uma sessão especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado neste 8 de março. O evento foi marcado por homenagens a mulheres que se destacam na sociedade jaraguaense e contou com a presença de autoridades locais.
Em sua fala, o presidente da Casa, Luís Fernando Almeida (MDB) destacou que uma das missões da Câmara é a valorização e a busca do local de destaque para todas que contribuem com o desenvolvimento da sociedade. “Contem com o Poder Legislativo, não tenham dúvida que toda a ação, todo o investimento que forem necessários à Procuradoria da Mulher não serão medidos”, frisou o presidente.
A vereadora Natália Lúcia Petry, procuradora da Mulher, destacou que a data também é um momento para a reflexão e luta por direitos. “Alguns podem argumentar que não há necessidade para um dia específico para honrar as mulheres, pois todos os dias deveriam ser dedicados a elas. No entanto, essa perspectiva ignora a realidade alarmante em que vivemos”, destacou ao apontar que o Brasil é o 5º país do mundo em número de feminicídios e detalhou o histórico dos avanços nos direitos das mulheres.
Em Jaraguá do Sul, a história de diversas mulheres se entrelaça com o desenvolvimento da cidade, com contribuições significativas nas mais diversas áreas. Para reconhecer o trabalho dessas mulheres, onze delas foram homenageadas durante a sessão. Cada uma foi indicada por um vereador e uma pela Procuradoria da Mulher, como forma de reconhecer suas trajetórias e legados.
As mulheres homenageadas foram:
Dra. Daniela Fernandes Dias Morelli – indicação do vereador Almeida (MDB);
Ilka Mahnke Schmidt – indicação da vereadora Professora Natália Lúcia Petry (MDB);
Coronel Arlene Sousa da Silva Villela – indicação do vereador Professor Fernando Alflen (PL)
Sandra Helena Kujavski – indicação do vereador Delegado Mioto (União);
Adenir Cani – indicação do vereador Cani (PL);
Camila Deschamps – indicação do vereador Osmair Luiz Gadotti (MDB)
Agostinha Maria Olegar – indicação da Procuradoria da Mulher;
Arnolda Odorizzi – indicação do vereador Charles Salvador (PSDB);
Daniely Spezia – indicação do vereador Jonathan Reinke (União);
Ana Clara Franzner Chiodini – indicação do vereador Rodrigo Livramento (Novo);
Nina Santin Camello – indicação da vereadora Sirley Schappo (Novo);
Além dessas mulheres, as duas vereadoras jaraguaenses em exercício, Professora Natália Lúcia Petry e Sirley Schappo, também receberam homenagens durante a sessão.
Telemedicina
120 anos
Os 120 anos de história do Rotary Internacional foram reconhecidos pela Alesc esta semana, em sessão especial, proposta pelo deputado Sargento Lima (PL). Vinte personalidades, sendo dois com placas e 18 com certificados, que edificaram e marcaram a história da instituição, foram reverenciados pela Assembleia Legislativa. Para Sargento Lima, a história do Rotary é um legado internacional, além de destacar a relevância do trabalho voluntário empreendido pela entidade.