A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul realizou a entrega da Medalha de Mérito Voluntário – Jonathan Marcos Garcia, em sessão solene realizada no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas) na noite de quinta-feira (28). Cada vereador definiu um nome para receber a medalha.
A honraria homenageou os cidadãos, empresas e entidades que se destacaram em trabalhos voluntários em benefício da comunidade, e foi concedida por meio de indicação dos vereadores.
Segundo o presidente da Câmara de Vereadores, Luís Fernando Almeida (MDB), valorizar o voluntariado é reconhecer a força transformadora que ele tem na vida das pessoas e no desenvolvimento coletivo.
A comemoração, realizada anualmente no dia 28 de agosto e incluída no Calendário Oficial de Eventos do Município, criada por lei aprovada em 2024.
O nome da honraria, concedida a cada dois anos, é uma homenagem a Jonathan Marcos Garcia, empresário que morreu em 2023 e que era reconhecido pela comunidade por suas ações de trabalho voluntário e caridade no município.
Quem foram os homenageados:
- Neilor Vincenzi – Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul
- Mirtes Maria Wessler – voluntariado nas igrejas, grupos comunitários e de idosos.
- Associação UP Down – inclusão e trabalho voltado às pessoas portadoras de Síndrome de Down
- Associação de Amparo ao Bebê Carente – Casa do Caminho – distribuição de kits para mães em situação de vulnerabilidade
- Márcio de Marco – apoio à causa animal e a lares de acolhimento independentes
- Rede Feminina de Combate ao Câncer – ações e serviços oferecidos a pacientes oncológicos
- Jean Ademir Garcia – ações voluntárias e oferecimento de apoio em destaques
- Gerar (Grupo Especialista em Resgate de Alto Risco) – apoio à Defesa Civil em desastres naturais, salvamentos e resgates terrestres.
- Pastor Luiz de Souza – atuação no resgate e reintegração social para dependentes químicos e pessoas em situação de rua.
- Núcleo de Voluntariado Corporativo – Acijs – promoção de campanhas solidárias em conjunto com o empresariado da cidade
- Sueli de Fátima Mader – Movimento Marcha do Silêncio, que promove apoio a famílias enlutadas por acidentes de trânsito.
Rede de atendimento a mulheres vítimas de violência recebe homenagem
Entidades que oferecem acolhimento a mulheres vítimas de violência receberam esta semana uma moção de aplauso em reconhecimento ao trabalho voluntário desenvolvido em Jaraguá do Sul. A iniciativa visa chamar a atenção para o aumento dos casos de violência contra a mulher na cidade. De autoria dos vereadores Almeida (MDB), Delegado Mioto (União), Professora Natália Petry (MDB) e Sirley Schappo (Novo), o documento aponta que, apesar dos esforços da sociedade civil e do Poder Público para coibir a violência contra a mulher, ainda há dificuldades a serem enfrentadas.
O aplauso é concedido às seguintes instituições: Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (Condim); Projeto Amava; Instituto Borboleta; Casa Izabel; Clube Soroptimista; Coletivo Feminino; Mão Solidárias; ONG Sol; Casa da Mulher; Faculdade Anhanguera e Faculdade Unisociesc.

Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul
Viaduto
Indicação legislativa apresentada esta semana na Câmara jaraguaense busca solucionar um problema de trânsito enfrentado por motoristas no bairro Vieira. O vereador Jonathan Reinke (União Brasil) solicitou à Prefeitura que realize melhorias na sinalização viária no entorno do viaduto da Avenida Prefeito Waldemar Grubba, próximo ao Centro. O pedido, que atende a uma demanda da comunidade, aponta que motoristas que se deslocam no sentido centro-bairro encontram grande dificuldade em acessar seus destinos devido à má sinalização. A área do viaduto é um ponto importante de acesso para bairros populosos como João Pessoa, Vieira e Ilha da Figueira e recebe um grande aumento no fluxo de veículos em horários de pico. A indicação seguiu para análise do Executivo.