A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul alcançou o nível diamante no Radar da Transparência Pública em 2024 realizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e divulgado durante o 9º Encontro Nacional dos Tribunais de Contas em Foz do Iguaçu (PR), este mês. A ação faz parte do Programa Nacional de Transparência Pública e avalia os portais dos órgãos públicos de acordo com vários critérios em diferentes esferas e poderes.
O legislativo jaraguaense conquistou 95,7% de índice de transparência, dividindo o nível com mais nove câmaras municipais do estado. Essa é a maior nota entre os poderes Legislativo e Executivo do Vale do Itapocu.
Na avaliação, a Câmara de Jaraguá do Sul conquistou 100% de total atendido em 86 de 99 critérios, como, por exemplo, a divulgação de informações úteis ao público, de receitas do Poder, e de atos normativos.
Segundo o presidente da Câmara, Osmair Luiz Gadotti, a conquista do selo representa o trabalho feito pela Casa. “É uma alegria poder dizer que a Câmara de Jaraguá funciona e funciona muito bem em favor do trabalho que faz, em favor das pessoas, dos munícipes jaraguaenses”, declarou.
O índice desse ano representa uma alta em relação aos anos anteriores, em que a Câmara conquistou o nível intermediário em 2023, com 65,33%, e nível prata em 2022, com 77,24%. Os municípios podem também receber os selos prata e ouro, de acordo com a porcentagem alcançada a cada ano.
Em Brasília
Marcando a transição do governo municipal, o atual prefeito de Guaramirim Osvaldo Devigili e o prefeito e vice eleitos, Adriano Zimmermann e Denis Lunelli cumprem juntos agenda nesta semana em Brasília. A comitiva guaramirense visita os parlamentares da bancada catarinense em busca de recursos para o município.
Mais um nome de peso
E por falar na Prefeitura de Guaramirim, O prefeito eleito de Guaramirim, Adriano Zimmermann e o vice Dênis Lunelli, ambos do PL, anunciaram mais um nome de peso para compor o primeiro escalão do novo governo em 2025. O geólogo Normando Zitta será o secretário de Planejamento e Urbanismo. Assim como os demais nomes já apresentados, Normando iniciou o processo de transição e trará uma vasta experiência para a gestão municipal. Para Adriano Zimmermann, a experiência de Normando é um grande diferencial.
O novo secretário terá como missão, planejar Guaramirim de forma inteligente, desburocratizando processos como abertura de empresas, alvarás de construção e regularização fundiária. Zitta disse que pretende organizar a estrutura interna da pasta, valorizando servidores, revisando e simplificando leis municipais para aumentar a eficiência do sistema público. Normando Zitta tem 50 anos e acumulou uma sólida carreira em projetos e obras de infraestrutura pelo país. Em Jaraguá do Sul, foi presidente da Fujama, entre 2017 e 2020. E há quatro anos lidera a diretoria executiva do Aeroporto de Guaramirim (Aeropark Vale Europeu).
Concessões de rodovias
A Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado Federal aprovou na terça-feira (26), requerimento do senador Esperidião Amin (PP) para a realização de audiência pública, com o objetivo de debater a situação atual das concessões rodoviárias e a otimização dos atuais contratos. Estão convidados, o ministro dos Transportes, Renan Filho, e representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Tribunal de Contas da União (TCU) e Associação das Concessionárias.