A Câmara dos Deputados aprovou esta semana o Projeto de Lei nº 9470/2018 de autoria do deputado federal catarinense Rogério Peninha Mendonça (MDB) que concede o título de Capital Nacional dos Atiradores a Jaraguá do Sul.  Agora o projeto segue para aprovação no Senado.

A sugestão do projeto foi feita à Peninha por representantes da Associação de Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu (ACSTVI), responsável pela organização e promoção da Schützenfest. A Festa dos Atiradores é a considerada a maior do Brasil.

A conotação de Capital Nacional dos Atiradores, segundo o parlamentar, é em reconhecimento à tradição do tiro esportivo no município, preservada pelas associações de tiro ativas na cidade. Ainda de acordo com o deputado, o fato de Jaraguá valorizar a prática do tiro não interfere na questão da segurança no município, que em 2017 teve pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, como sendo a cidade mais pacífica do País.

Peninha comenta que já visitou  Jaraguá do Sul em inúmeras oportunidades, inclusive participou da Schtzen que é realizada há 30 anos, tendo constato a valorização das tradições trazidas para o município pelos imigrantes germânicos e preservadas até hoje. “E esse título vai garantir uma maior visibilidade nacional para a cidade”, completou.

Lançado instituto educacional

Foi lançado na quarta-feira (5) o Instituto Educacional Eurípedes Barsanulfo – IEU, que será a entidade mantenedora do Centro Assistencial Eurípedes Barsanulfo (Caeb) e que vai atender as necessidades de formação em cursos de desenvolvimento humano na região. A ideia com a criação do instituto, é proporcionar aprendizado diferenciado, trazendo parcerias na área de educação e qualificação profissional.

Inicialmente serão oferecidos cursos livres, workshops e palestras educativas.  O Caeb existe há 10 anos e oferece à comunidade cursos e capacitações para transformação humana, por meio do autoconhecimento. Atualmente, o Centro conta com mais de 400 pessoas participando de cursos na entidade.

Brasília

O deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB) esteve esta semana em Brasília onde participou de reuniões com deputados e senadores da bancada catarinense para discutir demandas do Estado. Caropreso também esteve com a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), que é a representante do Brasil na ONU para as pessoas com deficiência, para se inteirar dos projetos desenvolvidos no Congresso e que podem ser implementados em SC. Caropreso é o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Alesc.

Homenagem ao OCP

A Câmara de Vereadores de Massaranduba realiza na próxima segunda-feira (10) homenagem ao Jornal O Correio do Povo que completou em maio 100 anos de história. Será logo após a sessão das 19h. A proposta é do vereador Pier Gustavo Berri (MDB).

Fogos de Artifício

Foi aprovado em segunda discussão no fim da tarde de ontem na Câmara de Jaraguá, o Projeto de Lei nº 6/2019 de autoria do vereador Anderson Kassner (PP) que proíbe o manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de estampidos e de artifícios, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso, pelo poder público, órgãos e entidades da administração direta e indireta.

De acordo com o projeto, a proibição vale apenas para o poder público, já que os vereadores não podem legislar sobre a pessoa física proibindo que solte os artefatos de forma particular e privada. A justificativa do vereador é que o uso desses artefatos barulhentos incomodam muitas pessoas e assustam animais. Agora o projeto vai para sanção do prefeito.

Auxílio a doentes

O vereador Ramon da Silva Castro (PSD) apresentou indicação esta semana na Câmara de Guaramirim em que solicita ao prefeito de Guaramirim Luís Antônio Chiodini, determinar ao setor competente, a abertura de credenciamento de empresas para o aluguel de camas hospitalares, cadeiras de rodas, andador e outros materiais hospitalares, destinadas a pessoas doentes e acamadas  e que fazem o tratamento em casa.

Quer receber as notícias no WhatsApp?