Pela primeira vez na história do município, um convênio entre a Prefeitura e o BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) foi firmado. A assinatura aconteceu na manhã de ontem (26), no gabinete do prefeito Dieter Janssen (PP) e teve o deputado estadual Carlos Chiodini (PMDB) como representante do governo de Santa Catarina. O contrato tem valor total de R$ 5 milhões. O prefeito já assinou a ordem de serviço ontem mesmo para início das obras nas ruas Arduíno Perini (Jaraguá 99), Amandus Rengel (Rio Cerro 1), e Cecilia Planincheck Marquardt (Rau).

dieter

A empresa vencedora para estas três pavimentações foi a Paviplan. As outras duas ruas Dorval Marcatto (Chico de Paulo) e Irineu Franzner (Tifa Martins) estão em processo de licitação.  Dieter comemorou o recurso e a possibilidade de no fim do mandato entregar estas obras que são reivindicações antigas da comunidade.

linha azul

Parada segura

Ofício assinado pela presidente do Condim (Conselho dos Direitos da Mulher), Ana Moretti Pavanello, solicita que a Câmara dê tramitação urgente ao projeto Parada Segura. O texto foi protocolado há cinco meses pela vereadora Natália Petry (PMDB) e prevê que os motoristas do transporte coletivo urbano terão, no trajeto regular da linha, que parar onde for solicitado por passageiras mulheres ou pessoas acima dos 60 anos no horário que vai das 22 horas às 6 horas, mas até agora segue parado no jurídico. O Condim  alerta os vereadores que se o projeto não for para votação no plenário, o Ministério Público será acionado.

linha azul

Pesquisa liberada

A juíza eleitoral Anna Finke Suszek liberou ontem a divulgação da pesquisa sobre intenção de voto contratada pelo O Correio do Povo à empresa Methodus. A magistrada havia ordenado a retirada do material da internet na sexta-feira, depois de questionamento da coligação de Jair Pedri (PSD), terceiro colocado, até que recebesse toda a documentação solicitada ao instituto responsável. Na decisão anterior, Anna ressaltou a necessidade de se verificar a lisura do processo, o que, com a documentação completa e questionários, foi comprovada. Quem tiver interesse, pode ver a pesquisa aqui.

linha azul

Curso de Medicina 

O Ministério da Educação deve anunciar hoje a lista das instituições de ensino habilitadas a implantar novos cursos de medicina em 39 cidades em onze Estados do País, incluindo Jaraguá do Sul. A implantação de novos cursos de medicina se arrasta desde 2015 quando o edital que previa implantar 2.290 vagas em 39 cidades selecionadas pelo MEC foi suspenso.

linha azul

Com resposta

A Justiça Eleitoral alerta sobre a possibilidade de direito de resposta no horário eleitoral mesmo depois do encerramento da propaganda em rádio e TV. Se alguém se sentir ofendido na programação de quarta e quinta, que são os dois últimos dias do horário gratuito, vai poder recorrer. Se o pedido for aceito, as respostas dos candidatos poderão ser veiculadas excepcionalmente na sexta e no sábado, véspera do pleito.

linha azul

ELEIÇÕES 2016

Na reta final, Lio Tironi (PSDB) deixou a coordenação da campanha de Jair Pedri (PSD) e Marcia Alberton. Ninguém comenta o assunto, mas esse é, sem dúvida, um indicativo de crise em uma relação que já começou com problemas.

•••

Outra ausência sentida na campanha é do empresário e ex-presidente do PSD, Alcides Pavanello. Ele diz, porém, que não há problemas com Jair Pedri e que os compromissos profissionais é que o fazem estar distante da busca por votos.

•••

Candidato a vereador pelo PMDB, Marquinhos promete, se eleito, fazer como Dieter Janssen (PP) e doar parte do seu salário. O professor de educação física listou 12 entidades para as quais repassará 25% do seu salário como parlamentar.

•••

A campanha ‘Um vereador pra chamar de meu’, uma parceria do Cejas e do Escritório de Cinema, gravou 67 vídeos com os concorrentes a uma vaga na Câmara. Um deles, no entanto, não quis que o material fosse divulgado. O material pode ser conferido no Facebook.

•••

A possibilidade de Paulo Veloso (PR) desistir da candidatura e apoiar Luiz Antônio Chiodini (PP) causou o maior rebuliço ontem em Guaramirim. A coluna tentou, mas não conseguiu contato com Veloso. Chiodini, no entanto, diz que não há nenhuma conversa oficial. “Nossa campanha vai muito bem. O resto é especulação, pelo menos, por enquanto”.

•••

Luiz Ortiz parece alheio à crise de desgaste do PT. Em meio à Operação Lava-Jato, o candidato divulgou material de campanha gravado por Lula. O ex-presidente pede voto para Ortiz e diz que o sindicalista vai governar olhando para quem mais precisa.