Bebê com febre

Foto: Divulgação/Dr. Vicente

Por: Dr. Vicente Caropreso

09/03/2023 - 09:03 - Atualizada em: 09/03/2023 - 16:07

BEBÊ COM FEBRE

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, os meses de fevereiro a maio são os que apresentam o maior número de partos em nosso estado. Março é um dos meses em que mais nascem bebês em Santa Catarina.

Por isso, aqui vão algumas dicas para ajudar as mamães de primeira viagem em uma situação bastante comum, que é quando os bebês têm febre.

A febre em bebês é um sinal de que existe algo errado com o organismo da criança. O aumento da temperatura corporal é sinal de que o organismo está tentando se defender de algum tipo de agressão.

A febre, geralmente é ocasionada por uma infecção viral ou bacteriana, mas pode, em casos mais raros, ser secundária a outras doenças.

A temperatura normal do corpo, varia entre 36 e meio e 37 e meio graus centígrados. Consideramos febre quando a temperatura passa de 37 e meio.

A febre em bebês deve ser sempre informada ao pediatra, para que ele examine a criança e avalie o seu estado.

É importante observar a medida da temperatura, mas febre alta nem sempre indica que é uma infecção grave.

O aumento da temperatura corporal em bebês podem ser causados por roupa em excesso ou ambiente muito quente. Nesse caso, a solução é simples: retire o excesso de roupas e coloque a criança em ambiente agradável, depois de um tempo, confirme a sua temperatura.

Em crianças maiores é importante verificar o estado geral da criança e a presença simultânea de outros sintomas que acompanham a febre. Geralmente, a febre que aparece com sintomas de coriza, nariz entupido ou tosse é um processo benigno, de origem viral, que dura 48 a 72 horas, com melhora gradativa após esse período.

Caso os sintomas persistam ou a criança permaneça muito abatida ou ofegante, ela deve ser examinada pelo pediatra.

O tratamento da febre é realizado com medicamentos antitérmicos recomendados pelo seu pediatra ou ainda por meios mecânicos, como o banho morno que pode ser realizado como adjuvante ao tratamento medicamentoso.

Em caso de dúvidas sempre procure o seu pediatra de confiança.