A Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul promove, na próxima terça-feira (26), às 19h, uma audiência pública para discutir ações de proteção às mulheres na cidade. O evento, que tem como tema “Rede de Atendimento a Mulheres Vítimas de Violência em Jaraguá do Sul”, acontece no Centro de Convivência que fica dentro do Parque Municipal de Eventos. O debate é aberto à população. Autoridades e representantes da sociedade civil participarão do debate.
Natália Lúcia Petry (MDB), vereadora e procuradora da mulher, destaca que a violência contra a mulher não é apenas um problema individual, mas uma questão que afeta toda a sociedade. A iniciativa tem como objetivo principal promover um espaço de diálogo e conscientização, identificando as lacunas e necessidades no atendimento às vítimas. Ela destaca ainda que a ideia é reunir todas as frentes que compõem a rede de proteção, desde a polícia e o judiciário até a assistência social e a saúde, para traçar estratégias conjuntas e mais eficazes.
Temas como fluxos de encaminhamento em casos de urgência, carências nos órgãos de proteção, comunicação e atendimento médico para as vítimas são alguns dos tópicos que serão discutidos. A audiência serve para reflexão e discussão sobre os altos índices registrados nos casos de violência contra a mulher na cidade: somente entre janeiro e maio de 2025, 295 ocorrências foram registradas, envolvendo ameaças, lesões corporais, cárcere privado, violência psicológica, perseguição, estupro e descumprimento de medidas protetivas.
A ação também buscará definir subsídios para a criação de novas leis e campanhas em Jaraguá do Sul.
Historiador Ademir Pfiffer recebe homenagem da Câmara jaraguaense
O Legislativo jaraguaense aprovou e entregou, terça-feira (19), moção que reconhece os feitos do historiador Ademir Pfiffer para a preservação da história de Jaraguá do Sul. A moção também destaca sua trajetória como professor em diversas unidades de ensino do município e da região. De autoria do vereador Fernando Alflen (PL), a moção aponta para as contribuições de Pfiffer, que assumiu o cargo de historiador na Prefeitura de Jaraguá do Sul em 2001.
A concessão da honraria foi feita no Dia Nacional do Historiador, comemorado anualmente em 19 de agosto. Atualmente, Pfiffer prepara publicações que resgatam temas de valor histórico para a região, como a participação catarinense na FEB (Força Expedicionária Brasileira, divisão militar que lutou na 2ª Guerra Mundial) e a identidade local.

Ademir Pfiffer no centro da foto ao lado do vereador Fernando Alflen com a moção em mãos | Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul
Novos bancos
A Câmara de Jaraguá do Sul recebeu indicação legislativa para a instalação de novos bancos no Parque Linear Via Verde. A proposta de autoria do vereador Charles Salvador (PSDB) tem como objetivo melhorar a acessibilidade e o conforto para os frequentadores, especialmente idosos e pessoas com deficiência, que muitas vezes encontram dificuldade em se acomodar no gramado. Atualmente, a maioria dos bancos está concentrada em áreas de lazer, mas a proposta sugere a distribuição de novos assentos em pontos estratégicos ao longo de toda a sua extensão, garantindo que o espaço seja usufruído por todos.