Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) realizou na noite de quarta-feira (30) uma sessão especial em homenagem aos 200 anos da presença da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). A solenidade, proposta pelo deputado Fernando Krelling (MDB), foi acompanhada por luteranos de todo o estado.
Inspirada nas teses do monge e teólogo alemão Martinho Lutero, a Igreja Luterana surgiu na Europa no século 16 e chegou ao Brasil em 1824, junto com os primeiros imigrantes alemães, que desembarcaram em Nova Friburgo (RJ) e posteriormente em São Leopoldo (RS). Em dois séculos, mais de 600 mil pessoas foram batizadas pela igreja em todo o Brasil. Os primeiros luteranos chegaram em SC na Colônia Santa Isabel, em Águas Mornas, na Grande Florianópolis há 177 anos.
O deputado Fernando Krelling agradeceu a todos que integram a IECLB, em especial àqueles que são responsáveis pelos 200 anos de história da igreja. No total, foram homenageados 18 sínodos, igrejas, instituições e entidades que representam a comunidade luterana, entre estes o Colégio Evangélico Jaraguá, de Jaraguá do Sul.
Homenagem
A Câmara de Jaraguá do Sul aprovou e entregou, na sessão de quinta-feira (31), moção de aplausos em homenagem à fisioterapeuta Rita de Cássia GuandaliniGrubba. A moção, de autoria das vereadoras Nina SantinCamello (PL) e SirleySchappo (Novo), reconhece os 41 anos de atuação da profissional na área de fisioterapia e destaca suas contribuições pioneiras para o desenvolvimento e reconhecimento da profissão na cidade.
A homenagem ressalta a relevância da data de 13 de outubro, o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, oficializada por lei em 2015 em tributo aos profissionais que se dedicam à promoção da saúde e da qualidade de vida da população. Rita Grubba, que foi a primeira fisioterapeuta a atuar em Jaraguá do Sul, iniciou sua trajetória em 1983 e rapidamente se destacou, contribuindo de maneira significativa para a expansão dos serviços de fisioterapia na região. Com uma trajetória de quatro décadas, Rita de Cássia Grubba também fundou duas clínicas de referência em Jaraguá do Sul, ampliando o acesso a especialidades diversas e consolidando a fisioterapia como uma profissão essencial para a saúde local.
Violência nas escolas
A Comissão de Finanças e Tributação da Alesc apresentou, na quarta-feira (30), parecer favorável ao Projeto de Lei que dispõe sobre a elaboração e implantação do Plano Integrado para Gestão da Cidadania e Paz nas Escolas (Plin) em todas as unidades educativas, de todos os níveis e modalidades, localizadas no Estado. O texto faz parte do pacote de dez projetos elaborados ainda em 2023 pelo Integra, comitê organizado pelo Parlamento catarinense para propor ações voltadas ao reforço das unidades escolares em aspectos como estrutura e recursos humanos, protocolos e normas, social e publicidade. O Plin é uma ação obrigatória para a preparação e gestão de possíveis ameaças graves à vida que possam afetar a comunidade escolar, compreendendo alunos, professores, funcionários e demais envolvidos.
Área de embarque
A Câmara jaraguaense aprovou, esta semana, indicação do vereador Jair Pedri (PSD) que solicita ao Executivo que providencie a instalação de uma placa e a demarcação de uma área exclusiva para embarque e desembarque de alunos que utilizam transporte escolar em frente ao portão de acesso da Escola GiardiniLenzi, que fica no bairro Vila Lenzi. A proposta atende a uma demanda de alunos e da direção da escola, que relataram a necessidade de uma área específica para melhorar a segurança e a fluidez no momento de embarque e desembarque.