A Assembleia Legislativa de SC assumiu o protagonismo do debate sobre a prevenção ao câncer de mama e lançou na quarta-feira (18), a Frente Parlamentar de Apoio às Redes Femininas de Combate ao Câncer. Mais de quatro mil voluntárias estão à frente das redes femininas que acolhem anualmente cerca de 100 mil mulheres catarinenses diagnosticadas com câncer.
Proposto pelo deputado Napoleão Bernardes (PSD), o ato parlamentar solene lotou o auditório Antonieta de Barros e contou com a presença de praticamente todas as representantes das redes femininas, que estão presentes em 78 municípios catarinenses.
A Alesc celebrou dois momentos importantes em defesa das mulheres catarinenses: o lançamento da Frente Parlamentar de Apoio às Redes Femininas de Combate ao Câncer e o fortalecimento do Outubro Rosa. “Abraçamos esse verdadeiro “exército rosa”, esse batalhão do bem, que tem uma missão, uma vocação de amor, de voluntariado e de solidariedade”, destacou Napoleão Bernardes.
Além de Bernardes, participam da Frente Parlamentar de Combate ao Câncer 17 deputados, entre eles os dois da região de Jaraguá do Sul: Dr. Vicente Caropreso (PSDB) e Antídio Lunelli (MDB).
Homenagem ao Dia do Idoso
Os vereadores jaraguaenses promoveram, na terça-feira (17), sessão itinerante no Centro de Convivência Arnoldo Leonardo Schmitt, que fica no Parque Municipal de Eventos para homenagear o Dia Internacional das Pessoas Idosas e o Dia Nacional do Idoso. A sessão especial foi proposta pela vereadora Nina Santin Camello (PP) e pelos vereadores Jair Pedri (PSD) e Luís Fernando Almeida (MDB).
Foram realizadas diversas homenagens destacando a importância e contribuições de personalidades e instituições que têm se dedicado ao bem-estar e à valorização da terceira idade. Na ocasião foram entregues três moções de aplausos uma foi para Ulrico Müller e Maria dos Anjos, outra para Associação dos Grupos da Terceira Idade (AGTI) pelos 25 anos de fundação e para equipe técnica do Centro de Convivência Arnoldo Leonardo Schmitt, vinculado à Secretaria de Assistência Social e Habitação.
Autistas
Cerca de 20 pessoas, entre eles os vereadores Loacir Campregher e Bernadete Correa Hillbrecht, participaram de uma reunião organizada pelo vereador Alfredo Gramm Sobrinho, na sede do Legislativo, com os pais de crianças autistas de Corupá. A intenção, segundo o vereador Alfredo, foi saber quais problemas os pais estão enfrentando e procurar soluções para criar políticas públicas voltadas aos autistas. Entre as situações relatadas está a falta de terapeuta ocupacional, profissional contratado pela prefeitura e cujo serviço não está mais sendo oferecido por causa encerrameto de contrato.