Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Adesão a simulado de desastres é baixa – Acontece SC

Foto: Arquivo/Defesa Civil

Por: Ewaldo Willerding Neto

26/04/2025 - 08:04

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil (SPDC) está convocando os municípios para o 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres, marcado para 18 de maio O exercício incluirá evacuação de moradores de áreas de risco, montagem de abrigos provisórios e ações de ajuda humanitária, como cadastro de famílias, distribuição de itens essenciais e orientação à população. A proposta é envolver todos os Grupos de Ações Coordenadas (GRACs), estruturas locais responsáveis por atuar em situações de emergência, além das Coordenadorias Regionais da Defesa Civil e parceiros federais e estaduais. As inscrições para participação no simulado foram abertas em janeiro de 2025 e ainda estão disponíveis, mas a adesão à proposta ainda está baixa. A expectativa é de que aumente, à medida que a data do evento se aproxime.

Importância

Para o secretário Mário Hildebrandt, o simulado é uma oportunidade para fortalecer a preparação do sistema de proteção. “Precisamos estar prontos para atuar com eficiência em situações críticas. A adesão dos 295 municípios catarinenses é de grande importância para preparar o nosso estado, frente ao desastre. Esse simulado é sobre salvar vidas.”

Ganho para SC

Santa Catarina deve ganhar oito novas varas da Justiça Federal, um pleito da OAB/SC que resultou na aprovação, nesta terça-feira (22/4), de projeto de lei pela Câmara dos Deputados. O Estado tem 14,51% mais processos federais do que o Rio Grande do Sul e 15,31% mais que o Paraná, mas ainda conta com um número menor de varas da Justiça Federal.

Celeridade

O presidente da OAB/SC, Juliano Mandelli, anunciou que a entidade seguirá mobilizada para que as novas estruturas efetivamente sejam implantadas em Santa Catarina, dando celeridade às causas dos cidadãos. Nos últimos meses, o dirigente teve tratativas com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região e mobilizou a bancada catarinense em Brasília (DF) para apoio a essa ampliação.

Deputado

Foto: Divulgação

Eleito deputado federal em 2019, e na suplência desde 2023, Coronel Armando (PL) volta a ocupar vaga na Câmara dos Deputados por quatro meses, em na vaga do deputado federal Jorge Goetten (Republicanos), que vai focar na ajuda ao governador Jorginho Mello no roteiro do programa “Santa Catarina Levada a Sério”. Goetten trocou o PL pelo Republicanos em 2024.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.