A vida não é sobre motivação, é sobre dedicação.

foto: Freepik

Por: Andreia Chiavini

16/02/2024 - 11:02 - Atualizada em: 16/02/2024 - 16:06

O que nos impulsiona a seguir adiante? O que realmente nos move?

Um questionamento interessante a ser refletido. Não podemos viver pelo simples fato de existir, deixar a vida nos levar. Existe algo muito maior por trás disso tudo. Cada um de nós tem uma verdadeira missão em busca de algo que faça esta existência valer a pena.

Mas essa questão de estar sempre motivado, em muitas situações se torna maléfico e obrigatoriedade, o que não ajuda em nada. Não estamos motivados o tempo todo, diria até que a motivação não é o primeiro impulso para seguir em frente. O fato é que não tem nada mais simples do que estar motivado quando está tudo bem.

Mas e quando as coisas começam a sair do controle, como continuar com a motivação em alta e não desistir? A motivação não sobrevive e entra a compreensão da circunstância. Aceite as dificuldades. Emagrecer é difícil, fazer exercício é difícil, criar uma rotina é difícil, ganhar músculo é difícil, ser saudável é difícil, levantar da cama em dias frios é difícil. Mas, o mais difícil que podemos enfrentar é a desistência.

Porque essa dura para sempre. A vida não é sobre motivação, aquela impressão de que, com tantas coisas boas ao redor, só não é feliz quem não quer. A felicidade é um estado de consciência. A vida é sobre dedicação. Você precisa se dedicar para alcançar os seus sonhos e os seus objetivos. Eu posso dizer que sou 1% motivada, mas 99% dedicada.

Sou dedicada para treinar, para cuidar da minha saúde e das pessoas que eu amo, para ser uma pessoa boa, para ser uma ótima profissional, para dar atenção às pessoas, para cuidar da minha família, para ser uma boa mãe, uma boa amiga, para não surtar.
É a minha dedicação que me faz trabalhar nos finais de semana, que me impulsiona a estudar, a fazer novos cursos e sair do comodismo.

É a minha dedicação que me faz levantar todos os dias da cama e ir à busca do melhor. E é essa dedicação que me motiva a continuar seguindo em frente. Porque tem dias que não queremos nada além de não fazer nada. Tudo na vida são disciplina e dedicação.

A motivação é passageira, mas a dedicação é o que faz com que você obtenha resultados sólidos e duradouros. Normalmente as pessoas procuram fórmulas milagrosas, com pouco esforço e se agarram em falácias que dão falsas esperanças.

È muito bom pensar que existe alguma coisa, que com pouco esforço é possível alcançar aquilo que sempre desejamos. Mas a realidade não é esta, a motivação, a positividade excessiva, que vem a ser aquela imposição de euforia e animação não é duradoura, acaba fazendo mal e vem à frustração. A vida de adulto exige a emancipação individual, cuja busca é ter domínio sobre a própria vida.