Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

A um mês da eleição, candidatos aceleram

Por: Elissandro Sutil

02/09/2016 - 04:09

Faltando um mês para a eleição, a ordem das coordenações de campanha é acelerar o passo. Se as redes sociais abriram um canal de interação importante e ajudaram a democratizar a busca por votos, o contato direto com o eleitor é fundamental, nada substitui o olho no olho, o aperto de mão, o apoio declarado.

Antídio Lunelli (PMDB), Ivo Konell (PSB), Jair Pedri (PSD) e Luiz Ortiz (PT) têm percorrido os bairros da cidade. Por onde passam, ouvem elogios, críticas e sugestões. Com 1/3 da campanha já liquidado, a sensação que se tem é que a disputa começa a ganhar mais ritmo. Se até aqui, os candidatos se esforçaram para popularizar seus nomes e mostrar que estão no páreo, agora chegou a hora de cada um apresentar as propostas que tem para cidade.

Quem vencer o pleito não pode esquecer que o governo de Dieter Janssen plantou sementes que não merecem ser ignoradas, ao contrário, precisam ser expandidas, como a escola integral, a abrangência da sustentabilidade, a responsabilidade com dinheiro público, a simplicidade e a austeridade, um novo olhar sobre os transportes alternativos, a transparência, e a capacidade de diálogo. Todas essas políticas foram bem recebidas pela sociedade que quer mais, é verdade. A população quer saber o que cada um dos candidatos planeja fazer se eleito, lembrando que também não adianta sair por aí prometendo mundos e fundos porque a realidade financeira dos municípios é dura. Cada um dos quatro candidatos à Prefeitura tem um mês, a partir de hoje, para convencer o eleitor que é a melhor opção para cidade.

linha flecha

Foto: Rafael Verch/OCP Online

Foto: Rafael Verch/OCP Online

Um abraço emocionado
Presidente da Fundação Municipal de Esportes (PCdoB), Jean Leutprecht tentou, mas não conseguiu segurar o choro ontem ao entregar a pista de atletismo para uso da comunidade e dos atletas da categoria. Ao abraçar o prefeito Dieter Janssen, Leutprecht simbolicamente agradeceu pela oportunidade de conseguir finalizar a obra, quase oito anos depois do previsto. Para quem não lembra, a pista foi idealizada por Jean quando ele ocupava o mesmo cargo no governo de Moacir Bertoldi, mas na época, o piso enviado pelo Ministério do Esporte tinha problemas e acabou descolando. Acusações diversas surgiram, nenhuma comprovada até agora. Depois, durante o governo de Cecília Konell, a obra foi deixada de lado e só foi retomada em 2014, quando Leutprecht voltou a chefiar a FME e garantiu recursos do governo federal para finalizar a estrutura. Vencida esta etapa, novos problemas, como a desistência da empresa que venceu a licitação, atrasaram mais uma vez a inauguração. Mas ontem, a pista foi, enfim, entregue. A FME ainda corre contra o tempo para acabar a arquibancada, comprar os equipamentos e fazer o paisagismo do local.

linha flecha

Impugnação
Armindo Sesar Tassi (PMDB) já apresentou sua defesa quanto ao pedido de impugnação de sua candidatura feito pelo Ministério Público Eleitoral. A decisão deve sair na próxima semana. Tassi foi afastado da Prefeitura pelo TRE juntamente com o prefeito Mario Fernando Reinke (PSDB) por abuso do poder econômico.

linha flecha

Pupo liberado
Presidente da Câmara de Guaramirim, Evaldo Junckes (PT), o Pupo, teve seu registro de candidatura a vereador aceito pela Justiça Eleitoral.  À coluna, Pupo disse que sempre soube que a impugnação não seria acatada. “Não fiz nada de errado e agora está aí a decisão para comprovar”, comemorou. Na decisão, a Justica ressaltou que contra Junckes pesam apenas erros formais, sem danos ao erário.

linha flecha

Pedidos entregues
Os Conselhos Municipais de Jaraguá apresentaram uma carta aos candidatos a prefeito com 45 pedidos. As solicitações envolvem desenvolvimento econômico, educação, combate às drogas, infraestrutura, cultura e política alimentar, entre outras coisas.

linha flecha

Economia nas escolas
A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Jaraguá do Sul lança hoje a campanha “Minha escola mais consciente” para estimular práticas sustentáveis e econômicas. Durante três meses as escolas estaduais da região terão seus gastos com água, energia elétrica, telefone, fotocópias e impressões comparados com o mesmo período de 2015 (setembro, outubro e novembro). A escola que apresentar o melhor desempenho de economia será premiada com três computadores. A segunda escola com melhor índice receberá dois computadores e a terceira receberá um.

linha flecha

eleicoes 2016• Com uma escolha em cima da hora e um tanto polêmica em torno da coligação, o dia a dia tem mostrado que o PSDB ainda não se engajou por completo na campanha de Jair Pedri (PSD) e Marcia Alberton.

• Mas, segundo o presidente do PSD, Leonel Floriani, as arestas já foram aparadas e os tucanos sabem que desempenham um papel fundamental na campanha.

• A coligação Muito Mais Guaramirim lança hoje, às 19h no ginásio Avaí, a candidatura de Paulo Veloso (PR) e Mario Sergio Peixer (PSB) à Prefeitura. “Contamos com a sua presença para este importante momento político, venha conhecer nossas propostas por uma Guaramirim melhor”, convida Veloso.

• As candidatas Maria Lucia e Josiane do PSC de Guaramirim estão na corrida conversando pessoalmente com os eleitores por toda cidade. O que mais escutam dos eleitores, segundo elas, é que “é preciso mudar”. Essa semana, além das visitas, fizeram gravações dos programas eleitorais e vídeos para as redes sociais.

• O Cejas e o Escritório de Cinema lançaram ontem mais um vídeo da campanha ‘Um vereador pra chamar de meu’. Dessa vez, a participação das mulheres na política é o tema abordado.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elissandro Sutil

Jornalista e redator no OCP