“A melhor geração de empregos da década”

Por: Nelson Luiz Pereira

28/01/2020 - 07:01

O cenário otimista que ajuda a impulsionar a retomada da economia começa a concretizar indicadores fundamentais. Quando os efeitos são positivos no contexto nacional, o reflexo em nossa Jaraguá normalmente é mais intenso. É o que se observa na geração de empregos. Jaraguá do Sul encerrou 2019 com a melhor geração de empregos da década.

Embora ainda não tenhamos compensado as perdas acentuadas decorrentes da intensa crise de 2015 e 2016, o ritmo de geração nos demonstra que essa reversão será breve. Temos por natureza, a habilidade de assimilar com mais rapidez as tendências e mensagens do mercado.

Mensagens importantes que nos são dadas agora, traduzem que surfarão a nova onda, os que melhor interpretarem o novo cenário; os que optarão em remar para a frente, independentemente das adversidades. A ordem é de menos ociosidade, mais foco e mais produtividade em tudo. Em suma, surfará a nova onda os que melhor estiverem capacitados e adaptados aos novos conceitos e desafios de emprego.

É importante considerar que, doravante, o ritmo de geração de empregos se orienta sobre novos paradigmas da Indústria 4.0, ou quarta revolução industrial. Isso significa que a incorporação de tecnologias em larga escala na dinâmica da vida e dos negócios, regida pela combinação do Big Data com o emprego da inteligência artificial, demandará um novo padrão de profissional.

Pode-se concluir então que, o ritmo da geração de empregos não dependerá somente da saúde da economia, mas também da atitude de cada cidadão pela busca de conhecimento de forma contínua.