A imposição da candidatura de Carlos Bolsonaro ao Senado por SC provocou nova polêmica entre integrantes do PL. Primeiro foi a deputada federal Carol de Toni, pré-candidata assumida a uma das vagas, que afirmou que estará na disputa de qualquer forma, dentro ou fora do partido. Agora, Ana Campagnolo, deputada estadual mais votada em 2022, sai em defesa da colega e critica abertamente a chegada do filho 02 ao cenário político local. “Nosso estado tem força própria, sem depender de figuras de fora”. Em entrevista à rádio São Bento, Ana foi além e disse que o ex-presidente Jair Bolsonaro quer proteger o filho de ataques do STF. “Absolutamente nada é verdade. Quanta baixaria! Lamentável!”, disparou Carlos em redes sociais. Ao que parece, o PL catarinense não precisa de adversários, vai construindo crises dentro de suas trincheiras e põe em risco um pleito que parecia tranquilo.
Legal
É bom deixar claro que qualquer um pode ser candidato em qualquer lugar, desde que sejam cumpridas as exigências legais. Cabe a cada partido avaliar os prós e contras ao montar os pretendentes aos cargos em disputa e ver quais nomes podem agregar ou não. A decisão final é sempre do eleitor. E será assim em outubro de 2026.
China
O deputado estadual Mário Motta (PSD) retornou da China comemorando a viabilidade do investimento de R$ 2,2 milhões para o projeto ‘Para Mudar de Vida’, que levará 120 estudantes da rede estadual para intercâmbio no país asiático. A viagem também serviu para firmar termos de cooperação com a Universidade de Henan.
COP 30
Após conferências em Lages, Joinville, Criciúma, Florianópolis e Chapecó, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Alesc apresentou nesta segunda-feira o relatório que será apresentado na COP 30, em Belém. Em SC, os efeitos das mudanças climáticas já fazem parte de nossa realidade, com acidentes registrados a cada ano.
Candidatos

O PSD definiu neste final de semana duas de suas principais apostas aos cargos legislativos em 2026: Carlos Humberto (PL) para deputado estadual e Júlio Garcia (PSD) para deputado federal. Os dois receberam apoio declarado em família, da prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan (PSD); e do prefeito de Camboriú, Leonel Pavan, duas estrelas do partido.