A Contribuição Voluntária que transforma Vidas por meio da Educação

foto: divulgação

Por: Palavra do Reitor

15/05/2024 - 13:05 - Atualizada em: 15/05/2024 - 16:26

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Um valioso projeto desenvolvido pelo Centro Universitário Católica SC está fazendo a diferença na história de alunos de Ensino Fundamental, por meio de aulas de reforço de matemática. Desde 2011, a iniciativa tem sido uma fonte de apoio para turmas que estudam próximo ao campus de Jaraguá do Sul, no bairro Rau. A ajuda iniciou na E.E.B. Julius Karsten e, recentemente, as atividades foram expandidas aos estudantes da E.E.B. Professor Giardini Lenzi, no bairro Tifa Martins.

Os chamados monitores, que se dedicam a explicar os temas e acessar as dificuldades dos jovens, são acadêmicos de diferentes cursos da Católica SC e profissionais voluntários da empresa WEG, pessoas que possuem domínio sobre os conteúdos da disciplina, além de um interesse exemplar em doar seu tempo por uma causa nobre.

Aprender matemática pode ser um desafio para muitos estudantes, mas o bom conhecimento sobre a disciplina é essencial para a vida prática, assim como pode ajudar a abrir portas para o sucesso acadêmico e profissional. No ensino fundamental é quando se ensina a base da matemática, momento escolar em que se trabalham conceitos que serão referência para toda a vida. Por isso, o projeto foca em contribuir para o aprendizado de alunos do 6º ao 9º ano, cuja participação é indicada pelos seus próprios educadores.

Na Escola Julius Karsten, 25 alunos são beneficiados com o acompanhamento regular, sempre aos sábados, no Bloco G do nosso Campus Jaraguá do Sul. Da mesma forma, na Escola Professor Giardini Lenzi, o reforço escolar é realizado a cada quinze dias, também aos sábados, com a participação de outros 25 alunos. Essas sessões, por sua vez, ocorrem dentro da própria estrutura escolar, garantindo um ambiente familiar e confortável para eles.

Mas tanto aos estudantes que aprendem e melhoram seu desempenho, quanto aos monitores que os acompanham, toda a experiência tem sido um grande aprendizado. Ao se perceberem apoiados por quem já está mais avançado nos estudos, os alunos passam a se sentir mais confiantes em suas habilidades. A interação com os universitários e voluntários também costuma inspirá-los a se esforçarem mais na escola e a considerarem o ensino superior como uma possibilidade para o futuro.

Da mesma forma, muitos dos acadêmicos engajados no projeto se tornam abertos a explorar carreiras na área da educação e a ampliar seu horizonte de possibilidades profissionais. Assim, essa colaboração gera um ciclo positivo de crescimento e desenvolvimento mútuo.

Ao criar uma estreita ligação com a comunidade local, este projeto de reforço escolar de matemática exemplifica o compromisso sólido da Católica SC em servir à sociedade, um princípio fundamental que está enraizado na missão da Instituição. A Católica SC sabe que seu papel educacional vai muito além da concessão de diplomas; ela se empenha em ser uma força transformadora, capacitando profissionais a causarem um impacto positivo em suas áreas de atuação e a promoverem o bem-estar coletivo na sociedade.

Essa iniciativa não apenas reforça a responsabilidade social dos acadêmicos, como enriquece sua formação cidadã, oferecendo uma experiência de vida inestimável. Uma abordagem que reflete o interesse contínuo da Católica SC em cultivar cidadãos engajados e altruístas, prontos para contribuir de forma significativa para o progresso da comunidade em que estamos inseridos.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Palavra do Reitor

Cleiton Vaz, reitor da Católica SC, possui graduação em Engenharia Química, especialização em Administração de Empresas, mestrado em Saúde e Meio Ambiente, doutorado em Engenharia Ambiental e realizou seu pós-doutoramento na área de nanotecnologia, na UQÀM (Université du Québec à Montréal).