“Viva a Schützenfest!”

Por: Zeca Jr.

08/11/2019 - 03:11 - Atualizada em: 08/11/2019 - 03:22

Minha mente passeia pelo tempo e pelo espaço, voltando para as primeiras edições de uma festa que foi abraçada pelo público por sua representatividade cultural e que não perdeu suas principais características, as mesmas que nossos ancestrais trouxeram consigo da Alemanha, nos porões de navios, num passado distante.

É a nossa Schützenfest, que se tornou com o passar desses 31 anos de existência, levou Jaraguá do Sul ser conhecida como a Capital Nacional do Tiro.

Num período onde se fala tanto em segurança, em porte e posse de armas, as Sociedades de Tiro dão um banho mostrando que com responsabilidade, as armas podem ter o seu uso pacífico, tornando-se elemento principal para a diversão.

Nesse momento cabe um pouquinho da história. Vale lembrar que as “Schützenverein”, ou seja, as sociedades de atiradores, que hoje nada mais são que sociedades recreativas de esporte e lazer, eram a princípio, Corporações de Atiradores que preparavam os seus membros para o manejo correto de armas em caso de guerras.

As primeiras Schützenverein, originaram-se na Bélgica, Holanda e no norte da França, sendo que a partir do século XIV, surgiram as primeiras delas na Alemanha.

Nos tempos entre as guerras, os atiradores daquelas localidades disputavam para ver quem receberia o título de melhor atirador, passando a ter o título de Rei dos Atiradores.

Com o passar do tempo, essas competições alusivas ao tiro, tornaram-se grandes e tradicionais comemorações populares, adquirindo características próprias, como as cerimônias de marchas em busca das majestades, onde a perspicácia com o tiro, a música, a dança e a gastronomia típica fazem o sucesso da festa.

Acredito que todo esse aspecto cultural, é que faz nossa tão amada “Schützen” avançar no tempo, sempre remodelada, mas mantendo suas principais características. Resgatando a tradição do tiro, das vestimentas típicas (é lindo ver o povo vestido tipicamente na festa), da gastronomia, sempre num clima muito familiar.

A Schützen teve seu início na noite de ontem, numa belíssima cerimônia e estende-se até o próximo dia 17. Uma das novidades preparadas para esta edição da festa é a compra de ingressos online no site Loop Ticket, facilitando a vida de quem irá curtir a festa.

Com certeza, vale a pena dar uma chegadinha por lá, para curtir os bailes, tentar a pontaria nas competições de tiro e deliciar-se com a gastronomia tipicamente alemã.

Pois como diz o hino da festa: “Wir gehn zum Schützenfest nach Jaraguá!”.

No Pirata

A banda CPM 22 faz seu show no sábado, no Pirata Rock Bar (Imagem Divulgação)

Embarcação zarpando em busca de um final de semana de muita diversão, com o melhor do rock, cerveja sempre gelada e gente descolada.

O agito todo começa nessa sexta-feira (08), com o som do ACÚSTICO², que apresenta no comando da voz, os músicos Chico Sérgio, trazendo o melhor do Pop Rock e Reggae Nacional e Marcos Rigol, tocando as melhores canções dos anos 80 e 90!

No sábado (09), a embarcação irá estremecer com o show da banda CPM 22, apresentando os grandes sucessos da banda. Os ingressos antecipados podem ser encontrados nos seguintes locais: No Pirata, no O Limbo Bazar do Rock e na Rock Total (Joinville). Para maiores informações e reservas de mesas para o show é só ligar para o fone: (47) 98407-9266.

Vale lembrar que a censura da casa é de 18 anos, sendo que menores devem ser acompanhados pelos pais. Obrigatória apresentação de documento com foto.

No Rooster

O Rooster, também conhecido como Bar do Galo, continua em reformas para melhor atender.

Atenção rapaziada, o “bar mais galo da cidade” continua com suas portas fechadas temporariamente, recebendo uma repaginada para receber seus clientes da melhor maneira possível, num ambiente mais moderno e aconchegante.

Então, você que curte as delícias do cardápio da casa, o negócio é ter um pouquinho de paciência que está vindo coisa boa por aí.

Mais novidades em breve.

The John

Elton Faneco faz sua apresentação na The John Fest no sábado.

A casinha mais simpática da Domingos da Nova, preparando para este final de semana a The John Fest. Só que o ritmo será o rock’n’roll.

Na sexta-feira (08), o Vio Voz Duo fará a festa ao som de The Cranberries, U2, Beatles, Legião, Coldplay.

Já no sábado (09), quem estará destilando seus sucessos no palco da casa é o músico Elton Faneco, com som do Nirvana, Oasis, Paralamas, Titãs, Detonautas, entre outros.

O The John, fica coladinho na Studio FM.

Com certeza é uma boa pedida, né?

Pastel do Emaús

Galera esperta do Emaús de Guaramirim convidando para a 8ª Noite do Pastel no sábado.

O Grupo de Pós-Emaús de Guaramirim, preparando para este sábado (09), a 8ª Noite do Pastel.

Para quem não sabe, o Emaús é um Curso de Valores Humanos e Cristãos da Igreja Católica, criado no início dos anos 70, com o objetivo evangelizar e levar a Palavra de Deus aos jovens, a fim de lhe dar um Rumo Certo para sua vida.

A Noite do Pastel é um evento é promovido todos os anos para contribuir com os trabalhos e ações sociais e pastorais junto à comunidade.

Serão vendidos pastéis de carne, queijo, frango, palmito, chocolate e banana, no valor de R$3,00

O agito todo acontecerá na Paróquia Senhor Bom Jesus em Guaramirim.

Fica o convite.

Vamos embora, porque a litorina não espera.
Até semana que vem!