“Uma Páscoa pra lá de diferente…”

Por: Zeca Jr.

10/04/2020 - 00:04 - Atualizada em: 10/04/2020 - 00:05

Com essa correria toda do mundo em que vivemos, acredito que faz muito tempo que não parávamos para analisar o real sentido das coisas, pois muitas vezes o que fazemos torna-se tão automático e mecânico, que nem conseguimos mais enxergar o real sentido delas.

As datas comemorativas são um claro exemplo disso que estou falando, há tempos que o Natal perdeu o seu significado quando se vê vitrines enfeitadas para a data no final do mês de outubro, os comerciais na TV mostrando que a maior demonstração de amor para com o pai ou a mãe resume-se em comprar tal produto, seu namorado ou namorada irão ficar mais radiantes se vestirem tal marca…

Pois é meus caros, o Coronavírus chegou e teremos uma Páscoa atípica, é claro que inúmeras pessoas correram aos supermercados para adquirir os tradicionais ovos para comemorar a data, principalmente pensando nas crianças e no desejo de dar continuidade das tradições com que formos criados.

Mas se pensarmos bem, essa “pausa” de termos que ficar em casa, nos remete claramente aos tempos de Jesus, de sua morte e ressurreição, períodos sombrios em que os discípulos ficaram trancados em suas casas com medo do que pudesse vir a acontecer.

No Evangelho de João Capítulo 20, versículos de 19 a 20, podemos ler o seguinte: “Então, ao entardecer daquele dia, o primeiro da semana, os discípulos estavam reunidos a portas trancadas, por medo das autoridades judaicas. Jesus apareceu, pôs-se no meio deles e disse: “A paz seja convosco!” Enquanto falava aos discípulos, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos ficaram muito alegres ao verem o Senhor. …”

Esse trecho retrata muito bem o momento que estamos passando, trancados em nossas casas com medo, além de tudo isso ainda há a tristeza, associada ao medo, que por sua vez, trouxe consigo o fechamento, isolamento, que nos é apresentado todos os dias através das notícias que recebemos, muitas delas de forma sensacionalista que faz com que o pavor e o pânico faça parte do nosso cotidiano. Não é desse jeito que acontece?

A partir do momento que ficamos felizes, abrimos as portas da casa, saímos pra rua e vamos ao encontro do outro, contar as novidades e tudo de bom que está acontecendo em nossas vidas. Bem ao contrário de quando estamos sentindo medo, pois é justamente nessa hora que a gente se fecha, inclusive as portas, janelas, de nossas casas, tudo fica fechado!

O mais interessante de tudo, é que no trecho do Evangelho que eu citei, é que nesse exato momento, Jesus entra na casa dos seus discípulos, rompendo as barreiras do medo e mostra aos seus queridos apóstolos que Ele ressuscitou!

Que essa Páscoa diferentona, sirva como um momento de reflexão, que possamos estar mais próximos do que nunca, apesar da distância física, da falta que nos faz um abraço ou um beijo, daqueles que amamos.

Que possamos refletir o sentido da frase dita por Jesus: “A paz esteja contigo!” e que possamos nos inspirar no modelo de Maria Madalena, que foi a primeira a ver o Cristo ressuscitado e contar a boa nova aos demais: “Eu vi o Senhor!”.

Uma feliz e abençoada Páscoa para vocês, meu povo querido!

Jesus ressuscitou, aleluia!

Celebrações da Páscoa

Horário das transmissões do Tríduo Pascal na Matriz São Sebastião

Mesmo em casa, poderemos aproveitar esse tempo de reclusão para participar das celebrações da Páscoa, a Matriz São Sebastião estará transmitindo o Tríduo Pascal através do You Tube, Instagram (@matrizsaosebastiao) e Facebook (facebook.com.br/matrizsaosebastiao). Na Sexta-feira Santa, a celebração será transmitida às 15h., no Sábado Santo a Santa Missa às 19h. e no Domingo de Páscoa a Santa Missa acontece às 9h30min.

Fica aqui o convite para todos juntos participar desses momentos de fé e esperança.

Acessem o canal da Matriz São Sebastião para assistir.

 

Vamos embora que a litorina não espera.
Até semana que vem!