“Saudade não tem tradução.”

Por: Zeca Jr.

13/09/2019 - 01:09 - Atualizada em: 13/09/2019 - 01:52

Sempre ouvi dize que a palavra saudade não tinha tradução, foi então que resolvi pesquisar sobre o assunto, e realmente constatei que em nenhuma outra língua existe a tradução literal para o termo. O que existem são palavras equivalentes, porém, a saudade é uma coisa nossa, da língua portuguesa.

Mas o que é a saudade então? Ela pode ser traduzida por um cheiro, uma música, um sabor. Pode vir através de uma brisa, do raio de sol e de uma lembrança boa. Ah, como é bom ter saudade! Posso afirmar que se existe saudade é porque valeu a pena, se existir saudade é porque significou muito.

Não sei se isso acontece com vocês, mas comigo vez ou outra esses sentimentos afloram, basta estar num lugar, ouvir uma canção e lá estão eles. E esse sentimento não tem hora marcada e nem lugar para acontecer.

Sou uma pessoa muito saudosista, basta vocês dar uma espiadinha nas minhas outras colunas, as vezes que falo de Jaraguá das antigas, quer ver só? O cheiro do café torrado para nós Jaraguaenses, principalmente para mim, lembra a infância, a sala de aula no Colégio Divina Providência onde sentíamos todas as manhãs, o cheirinho de café que vinha da torrefação do Café Bauer. Quem não nasceu em Jaraguá ou é de outra época, talvez não tenha nenhuma lembrança ao sentir o aroma do café torrado.

Geralmente ao depararmos com a saudade, sempre a relacionamos muito mais com pessoas. Alguém que teve ou ainda tem uma importância em nossas vidas. Alguém que serviu de exemplo, ou quem sabe, alguém que nos fez feliz. É bom salientar que não sentimos saudades de algo ou alguém que nos deixou tristes, saudade é algo positivo, é algo que nos faz bem.

O mais interessante de tudo isso é que saudade não tem idade, pode ser o bebê com saudades dos pais, o jovem com saudade de algo que lhe fez bem ou o idoso com saudade do seu passado.

Vamos então viver nossas saudades. Saudades da Notre, do Sacra antigo, dos amigos que não encontramos faz tempo. Saudades da canção que era tema da novela, que passou em determinada época da nossa vida, saudade dos aromas típicos da época do Natal, saudades daqueles que já se foram para uma outra dimensão.

Que possamos viver intensamente nossa vida para termos saudades e também para deixar saudades, afinal de contas, como falei anteriormente, se deixarmos saudades é porque fomos especiais. E ser especial é algo que se exige alguns esforços, entre eles, fazer o bem e estar bem.

No Pirata

O agito desse sábado no Pirata fica por conta do show do Detonautas Rock Clube.

Atenção marujos, final de semana se aproximando e o pirata já está içando suas velas para mais uma viagem daquelas através dos sete mares da Vila Nova.

Na sexta-feira (13), a noite ficará por conta da banda V8 Classic Rock, com certeza uma noite com muito blues e os clássicos dos clássicos do rock’n’roll.

No sábado (14), a casa vai estremecer com o show do Detonautas Rock Clube, com certeza, uma noite pra lá de especial para cantar e sacudir com os sucessos da banda. A abertura da noite será com as bandas Ciclo 5 e Crazy Maria.

Vale lembrar que a censura da casa é de 18 anos, sendo que menores devem ser acompanhados pelos pais. Obrigatória apresentação de documento com foto.

Maiores informações podem ser obtidas pelo fone: 47 98407 9266.

Rooster Empório

Elton Chapolin faz o som no Rooster nessa sexta-feira.

O bar mais galo da cidade e digamos de passagem, um dos cardápios mais diversificados e apetitosos, preparando uma noite especial para essa sexta-feira (13), com música ao vivo, com Elton Chapolin, que traz no seu repertório, muito pop, rock e reggae.

No sábado (14), o bar não abrirá suas portas ao público em geral, pois estará acontecendo um evento particular no espaço.

Ah, vale lembrar, que no dia 28, vai rolar uma noite Open Bar e Open Food, maiores informações na página do Rooster no Facebook.

Para quem ainda não conhece, o Rooster fica coladinho na cabeceira da ponte da Rede Feminina de Combate ao Câncer aqui em Jaraguá.

The John

Especial do Charlie Brown Jr. no sábado , no The John, sob o comando da banda Setor 5, de Barra Velha.

Fala aí minha gente, a casinha mais aconchegante da Domingos da Nova, preparando um final de semana daqueles para os frequentadores habitués da casa ou para aqueles que resolverem passar por lá.

Na sexta-feira (13), tem show com a banda Mamuttes, que trazem no repertório o som de Slipknot, Tool, Kings of Leon, Audioslave, System of a Down, Rage Against the Machine, Foo Fighters, Red Hot Chilli Peppers, Paralamas do Sucesso, Charlie Brown Jr. entre outros.

No sábado (14), quem invade a casa, são meus amigos da banda Setor 5, de Barrava’s Beach, apresentando um especial Charlie Brown Jr. e MTV Hits.

Para quem não sabe, o The John fica coladinho na Studio FM.

Fórum de Saúde Materno Infantil.

Fórum de Saúde Materno infantil acontece em Joinville, no dia 9 de novembro.

No dia 9 de novembro, estará acontecendo na cidade de Joinville, o Fórum de Saúde Materno Infantil, tendo por local a Faculdade Censupeg. Na ocasião será um espaço para discussão e acesso à informação de qualidade sobre assuntos ligados à maternidade e parentalidade.

Estarão em pauta, o parto, amamentação, nutrição, maternidade real, odontopediatria, saúde emocional materna e o desenvolvimento infantil.

O público alvo são as famílias, profissionais e estudantes da área.

Revival Notre e Marrakech

Saudades dos tempos da Notre (foto arquivo Marcelo Luís).

Como o assunto da crônica de hoje foi referente a saudade, que tal matar um pouquinho dela com o Mega Revival Notre e Marrakech que irá acontecer no próximo dia 21, e que irá sacudir as estruturar do Panorâmico da SCAR?

Pois então, se você viveu tudo isso é hora de recordar em grande estilo. Para não ficar de fora é só entrar em contato para reservas de mesas através do Whatsapp 996081479, sendo que os ingressos antecipados para esse grande reencontro, você encontra no Mime Matriz e na loja o Boticário.

Fica o convite.

Feijoada em Prol da Associação dos Haitianos em Jaraguá

Feijoada em prol da Associação dos Haitianos em Jaraguá acontece no próximo dia 21.

No próximo dia 21, acontece uma ação em prol da Associação dos Haitianos de Jaraguá do Sul, que é uma deliciosa Feijoada para buscar fundos para a realização de atendimentos aos novos imigrantes que chegam a nossa cidade, proporcionando os encaminhamentos de legalização junto aos órgãos responsáveis.

A feijoada terá por local a Igreja Luterana São Mateus, situada a rua Erich Sprung 250, no bairro Água Verde. Na ocasião haverá apresentações artísticas com alunos da escola de música Bicho Grilo e convidados especiais.

Maiores informações e vendas de cartões com François no telefone (47) 99683 5921 ou com Bruni, no fone (47) 99118 3883.

Fica o convite.

Vamos embora, porque a litorina não espera.

Até semana que vem!