“Fakenewsmania, o vírus do momento.”

Por: Zeca Jr.

27/03/2020 - 00:03 - Atualizada em: 27/03/2020 - 00:29

De uma semana pra cá, nunca vi tamanha avalanche de vídeos, imagens, áudios recebidos todos por conta dessa pandemia do COVID-19.

Pra vocês ter noção, em um dia recebi mais de 1300 vídeos, lotando a memória do meu celular, fora as fotos e áudios no WhatsApp dando receitas milagrosas (olha a Creolina!), emitindo pareceres, sendo que a maioria deles carregados com um forte teor político partidário, outros dentro do clima fakenewsmaníaco do momento, sendo que esses eu considero os mais graves por espalhar o terror e pânico a população.

Recebi um áudio de uma pessoa que se dizia funcionária da saúde em um dos hospitais da cidade que em tom de desespero “alertava” a população que as coisas não eram bem assim, que as informações oficiais serviam para maquiar a terrível situação que ela e seus colegas de trabalho estavam vivenciando dentro do hospital, que o número de infectados era bem maior que o divulgado.

No áudio, a dita profissional chegou a descrever a anatomia do pulmão através de um exame de raio x, de um paciente que contraíra a doença e estava sendo observado pelos profissionais de enfermagem da UTI.

Posso dizer que se o objetivo dessa profissional da saúde era de espalhar o pânico, ela quase conseguiu, relatando essa situação através de um roteiro de um filme de terror classe B ou C.

Fiquei pensando: o que faria um profissional sério agir dessa forma? Hum, vejamos…em primeiro lugar, o profissional sério age observando as questões éticas da sua área de atuação, no caso dela, as informações jamais poderiam ser extraoficiais, saídas de um corredor do hospital, mas sim, nesse caso, deveriam aguardar um boletim Médico, sendo que o Profissional que faria a comunicação em primeiro lugar, dissesse seu nome e a entidade que estava representando.

Vocês notaram que na maioria dos áudios, isso não acontece? Eles iniciam da seguinte forma: “Gente, trabalho no setor de enfermagem do hospital tal…”oras, qualquer um pode esconder-se atrás de um áudio. Eu mesmo se quiser, posso gravar um áudio dizendo que sou Médico ou qualquer outro profissional e emitir minha mensagem.

Tanto é que recebi um áudio de um conhecido que dizia que o Médico fulano de tal da nossa cidade tinha feito a gravação. Quando fui ouvir o áudio, o Médico em questão, falava o nome de hospitais de uma outra cidade.

Outra situação delicada envolvendo essas notícias disseminadas: Foi divulgado que medicamento tal seria eficaz no combate ao Coronavírus (nada teoricamente comprovado), sendo que a utilização do mesmo, sem prescrição Médica, corre o risco de diversos efeitos colaterais indesejados, incluindo cegueira.

Tenho uma amiga com um filho que faz uso contínuo do medicamento divulgado, detalhe, quando ela foi até a farmácia para comprar o medicamento, ele havia sumido das prateleiras e nem nas distribuidoras estavam encontrando.

Pessoal então o que eu peço, é que cuidado com que vocês compartilham, pesquisem as fontes, pois ao contrário de ajudar, podemos estar atrapalhando todo um trabalho que até agora está demonstrando sucesso. Vamos buscar informações reais, a Prefeitura Municipal de Jaraguá nesse momento está realizando um excelente trabalho divulgando diariamente boletins informando em tempo real a evolução dessa pandemia em nossa cidade.

Vamos ficar ligado, nesse momento precisamos estar atentos e protegendo quem mais amamos, falo isso pois tenho pessoas do grupo de risco em minha casa e imagino o pavor que ficaria meu pai com seus 90 anos se ouvisse um áudio como o que eu ouvi.

Todo cuidado é pouco, fiquemos atentos erradicando as falsas mensagens que podem ser até mesmo piores do que o vírus em questão.

Um abraço (de longe) em todos!

No Pirata

Vale lembrar que: TODOS OS EVENTOS DO PIRATA SERÃO TRANSFERIDOS para as próximas datas possíveis.

Seguimos então essas orientações pensando no melhor para todos os clientes e amigos do Pirata. Tendo em vista o Decreto Municipal e da OMS, recomendando que se evite a aglomeração de pessoas, o que possibilitaria a transmissão do Coronavírus que assola o Mundo, nisso o Pirata Rock Bar zelando pela integridade dos seus clientes e amigos, e mesmo das bandas, está em conjunto tomando também essa iniciativa.

Os cuidados solicitados também pelo Decreto Municipal serão tomados e todo o cuidado possível será feito.

Agradecemos todo o apoio dos marujos e a compreensão nesse momento tão necessário de cuidados.

Pedimos inclusive que todos se cuidem, busquem informações e na medida do possível evitem situações de aglomeração ou possível contágio. É hora de nos unirmos por uma causa comum além do rock n’roll.

The John

Como orientado pelo Ministério da Saúde, o The John Pub anuncia o adiamento de todos os próximos eventos como meio de prevenção de aglomerações. Por aqui, desejamos que todos possamos, juntos, tomar atitudes conscientes!

 

Vamos embora que a litorina não espera.
Até semana quem vem!