Coluna Por AcaZo #158 – Por Zeca Jr.

Por: Zeca Jr.

17/11/2017 - 10:11

Ein Prosit!

Pois é pessoal, este é o último final de semana da 29ª Schützenfest e posso afirmar categoricamente, que ela já está deixando saudades. Saudades pela beleza, saudades pela organização e saudades por ela ser uma festa que celebra as tradições trazidas por nossos antepassados das terras germânicas.

Como descendente de alemães, tenho que confessar que fico tentado ao ouvir os primeiros acordes de um “Zigge-zagge, hoi, hoi, hoi!”, ou de levantar o copo e brindar ao ouvir “Ein Prosit, ein Prosit/ Der Gemütlichkeit/Ein Prosit, ein Prosit Der Gemütlichkeit.” (puts, nem eu sabia como era a letra, só sei que eu canto sempre! rsrsrs).

Bom, ser descendente de alemães, morar em “terra de alemão” e não saber falar em alemão é uma das grandes frustrações que eu tenho. Meu pai fala, escreve e entende tudo, porém, a única falha que teve foi não me ensinar a falar e escrever na língua dos nossos ancestrais. Um fato relacionado a isso, foi quando prestei meu primeiro vestibular e trouxe o caderno de provas pra casa.

Meu pai pegou o caderno de provas e foi direto ver a prova de alemão. Ao terminar a leitura ele disse: “Meu Deus, que coisa mais fácil!” e eu respondi: “Pena que o pai não me ensinou a falar!”

O que sei em Alemão são algumas palavras básicas, palavrões (esses não poderiam deixar de fazer parte da lista…rsrs).

Mas vamos voltar ao assunto “Schützen”. Uma das coisas que me deixou impressionado nesta edição, foi a quantidade de pessoas vestidas com trajes típicos. As meninas com seus vestidos e rapazes ostentando aquelas bermudas com suspensórios e seus chapéus (confesso que essa é também uma das minhas frustrações – não ter um traje típico Alemão).

São pequenos detalhes como estes que resgatam e mantém viva a tradição da festa, além é claro, de dar uma atiradinha nos standes de tiro ou de comer algum prato típico. Enfim, quero deixar um abraço a toda a Comissão Central Organizadora, que não mediu esforços para que a “nossa” Schützen fosse o sucesso que foi.

Que venha então, em 2018, a 30ª edição da Schützenfest. Por enquanto, só posso dizer: “Ein Prosit, ein prosit, der gemütlichkeit. Ein Prosit, ein prosit der Gemütlichkeit!

Schützenfest

As majestades da 29ª Schützenfest despedem-se no domingo, dando lugar para a Rainha e Princesas da 30ª Schützenfest (Foto: página Schützenfest Jaraguá)

Muita alegria, descontração, música, gastronomia e tiros disparados. No domingo (19) encerra a 29ª edição da Schützenfest, e é o dia da escolha das majestades para o próximo ano. São 15 belíssimas candidatas representando as Sociedades de Tiro da nossa região. O desfile com a escolha das majestades acontece no pavilhão A, a partir das 19h. Vale prestigiar.

Para conferir todos os detalhes da festa, basta acessar a página oficial da Schützenfest no Facebook.

Pirata Rock Bar

A banda Kravan é uma das atrações da 1ª Schützenrockfest que acontece no Pirata nesta sexta-feira

Atenção, galera do rock. Nesta sexta-feira (17) a A Supernova FM apresenta uma noite de muito rock, no Pirata Rock Bar. No palco da casa, as bandas CÓDIGO DE BAR, KRAVAN, ROCK DE SEGUNDA e PATIFARIA farão a festa para a marujada no “navio do Capitão”.

No sábado (18), irá rolar um Luau Acústico na casa sob o comando do músico CHOCOLATII, que traz no repertório sucessos do rock e pop rock pra galera. Vale lembrar que a censura da casa é de 16 anos, sendo que menores de 16, devem ser acompanhados pelos pais. Obrigatória apresentação de documento com foto.

Mais informações podem ser obtidas pelo fone: (47) 9 8407-9266.

Matanza X Raimundos

Matanza é uma das atrações programadas para 2018 no Pirata Rock Bar

Essa é pra colocar na agenda de 2018. No dia 24 de março, o Pirata Rock Bar apresenta uma noite inesquecível para a galera que tem o rock escorrendo pelas veias. No palco nada mais nada menos que Matanza e Raimundos para o delírio dos roqueiros de plantão.

Volto no assunto em breve.

Macarronada da Enfermagem

No próximo dia 26 rola a 1ª Macarronada da Enfermagem da Faculdade Anhanguera de Jaraguá

Os alunos do Curso de Enfermagem Noturno da Faculdade Anhanguera de Jaraguá, marcou para o próximo dia 26 de novembro, um domingo, a 1ª Macarronada da Enfermagem.

A macarronada irá acontecer no Restaurante e eventos Colher de Pau, situado a Rua Jaraguá 88 em Schro-eder.
Na ocasião serão servidos dois tipos de macarrão e três tipos de molho: calabresa, alho e óleo, frango ao molho branco e bolonhesa, além do macarrão, serão servidos quatro opções de salada.

Os convites custam R$ 20 para adultos, crianças de 5 a 10 anos pagam meia R$ 10 e crianças até 5 anos não pagam.

Mais detalhes na página do evento no Facebook. Fica o toque!

Decoração de Natal

A inauguração da decoração natalina aqui em Jaraguá, aconteceu ontem, dia 16

Na noite de ontem (16) a Câmara de Dirigentes Lojistas de Jaraguá do Sul realizou a inauguração da decoração natalina do município.

A grande noite, que culminou com chegada do Papai Noel, aconteceu na Praça Ângelo Piazera, no Centro. Com certeza uma opção para um giro noturno pelo calçadão para conferir in loco a magia das luzes de Natal na city.

Vamos embora, porque a litorina não espera.
Até semana que vem!