“Você sabe como evitar golpes na hora de investir?”

Daiane Mohr, CFP, planejadora financeira da Warren.

Por: Warren Brasil

16/12/2021 - 14:12 - Atualizada em: 16/12/2021 - 14:41

Sendo bem direta ao ponto, para evitar golpes financeiros basta saber uma coisa: quando o assunto é investimento, não existem milagres.

Os golpes financeiros que se mascaram como investimentos legítimos vêm tendo uma crescente muito relevante. A forma como são aplicados também tem ganhado um ar de “inovação”, atingindo a muitas pessoas, independentemente do grau de conhecimento das vítimas. Todos esses golpes têm algo em comum: a promessa de dinheiro fácil e da rentabilidade garantida. Esse fator enche os olhos e ouvidos de muita gente que infelizmente acredita no milagre da multiplicação instantânea.

Observe a trajetória de grandes empresas ou de pessoas que construíram grandes patrimônios. Nada foi feito da noite para o dia — e muito menos de forma simples e certeira. Além do mais, não foi o mercado financeiro que os enriqueceu, mas sim o seu trabalho, a sua profissão. O papel dos investimentos na vida financeira é o de valorização dos recursos além da inflação.

Conhecer a taxa de juros praticada no país também é um bom balizador para evitar os temidos golpes: se a Selic está em 2% ao ano, por exemplo, que era a nossa realidade até pouco tempo atrás, qual o milagre que faz um investimento pagar 3% ao mês? Rentabilidade garantida é um sinal de alerta. Outra dica: tenha atenção quando o investimento milagroso pede transferência para um terceiro, ou seja, para uma conta cuja titularidade não é a sua. Uma vez que você transferiu, o dinheiro não é mais seu.

Se você for experimentar algo novo ou que é incomum no mercado, experimente com valores pequenos. Assim, se você perder tudo, a perda não vai mudar o seu padrão de vida ou comprometer o seu planejamento financeiro. Afinal, um risco que definitivamente não vale a pena correr é o de não realizar seus sonhos ou objetivos.

A menos que você seja um expert no mercado financeiro e tenha tempo para se dedicar a ele, minha dica é contratar um profissional certificado para te auxiliar. Assim você será capaz de ter um plano bem estruturado e entender o quanto de fato precisa para realizar seus sonhos e ser fiel a eles. Quando você sabe onde quer chegar e tem disciplina, não é necessário correr riscos de rentabilidade milagrosa. Tenha o tempo a seu favor e deixe ele fazer o trabalho mais pesado.

Daiane Mohr, CFP, planejadora financeira da Warren.E-mail: daiane.mohr@warren.com.br.