“Vale a pena acompanhar o mercado financeiro?”

Tiago Alves, CEA, Consultor de Investimentos.

Por: Warren Brasil

07/10/2021 - 11:10 - Atualizada em: 07/10/2021 - 11:18

Do ponto de vista da informação, vale! Afinal, uma pessoa bem-informada e que acompanha o mercado financeiro está mais preparada e provavelmente tomará melhores decisões, mas a grande maioria acaba gastando muito tempo e dinheiro tentando entender conceitos técnicos que são usados pelos profissionais do mercado financeiro e deixando de lado conceitos básicos.

A mais abrangente pesquisa global sobre educação financeira, a S&P Global Financial Literacy Survey, apurou que dois em cada três adultos no mundo são analfabetos financeiros. A pesquisa investigou o conhecimento da população mundial sobre quatro conceitos financeiros básicos: diversificação de risco, inflação, habilidade numérica e juros compostos.

Não se preocupe se você também não sabe o que significa algum desses conceitos. É por isso que existem os especialistas de investimentos. Vamos entender um pouco mais sobre suas atribuições.

Um especialista de investimentos assume a responsabilidade pelos recursos financeiros de terceiros. Ele fica a cargo do planejamento financeiro. Desta forma, organiza, capta e aplica os recursos necessários. Ele pode auxiliar na precificação de produtos e serviços e avaliar indicadores internos e externos. Cabe também a esse profissional a tomada de decisões estratégicas e o planejamento sucessório do seu cliente. Ele também pode ter uma atuação mais consultiva, orientando sobre como a renda deve ser administrada.

Além disso, em alguns casos, seu papel é o de analista do mercado financeiro, cuja função consiste em identificar as melhores oportunidades de investimentos em um dado momento.

Podemos ver que é essencial ter a experiência deste profissional para lidar com os recursos financeiros e minimizar o estresse com consultas diárias e estudos relacionados a este assunto. A falta de gestão nessa área pode acarretar sérias consequências para a saúde financeira. É necessário organizar as finanças e manter a rentabilidade mesmo em períodos difíceis.

Se você ainda não se sente preparado para cuidar das suas finanças sozinho, procure um profissional especializado, que seja transparente e te ajude a planejar sua independência financeira. Conte com a Warren!

Texto Tiago Alves, CEA, Consultor de Investimentos. E-mail: tiago.alves@warren.com.br.