“Uma solução chamada planejamento financeiro”

Foto: consultora de investimentos Ludmila Marques:

Por: Warren Brasil

20/05/2021 - 09:05 - Atualizada em: 20/05/2021 - 09:46

Um estudo do SPC Brasil mostra que oito em cada dez brasileiros não sabem como controlar as próprias despesas. Mais de um terço também desconhece o valor das contas que vencem no próximo mês. A falta de disciplina é citada por 39% como a maior dificuldade na hora de planejar gastos.

Dados como estes mostram que o cuidado e a gestão do dinheiro são abandonados por muitos brasileiros no dia a dia. Há quem acredite ser capaz de controlar seu patrimônio fazendo apenas a “contabilidade mental”, que acaba sendo uma das grandes sabotadoras do planejamento.

Estes números são preocupantes, visto o impacto que a falta de planejamento financeiro pode causar no curto prazo, como a ausência de reserva em momentos de emergência, e no longo prazo, como a falta de preparo para se aposentar bem e com conforto.

E, ao contrário do que muitos possam imaginar, a situação do brasileiro em relação ao planejamento da sua vida financeira não muda quando segmentamos as respostas pelo tamanho da renda. Isso reforça a informação de que o planejamento financeiro é uma questão de cultura, de comportamento, e não de quanto dinheiro você possui e recebe mensalmente.

A educação é a verdadeira aliada para que este cenário mude, devendo estar presente desde o início da educação das crianças. Mas, mesmo para os adultos, nem tudo está perdido. A gestão financeira é uma habilidade que pode ser desenvolvida em qualquer idade.

As etapas básicas para desenvolver um planejamento financeiro são: 1. Definir prioridades; 2. Listar objetivos; 3. Fazer um diagnóstico da sua vida financeira; 4. Desenvolver um plano de ação; 5. Executar com disciplina.

Para colocar isso em prática, hoje existem diversas opções disponíveis no mercado, serviços desenvolvidos por profissionais especialistas em planejamento. Na Warren, corretora e gestora de investimentos onde atuo como Especialista de Investimentos e Planejadora Financeira CFP®, oferecemos um suporte especializado, um programa de planejamento financeiro chamado Warren Life.

Falamos de forma descomplicada, sem “financês”, para a partir daí pensar em um planejamento financeiro. Trata-se de um acompanhamento personalizado que permite às pessoas entenderem, de uma forma muito simples, como funciona o
mercado de investimentos no Brasil e quais as diferenças e características dos principais produtos de investimentos disponíveis atualmente. Assim, o Warren Life parte da educação financeira para, ao fim, entregar um planejamento completo para o investidor, capaz de ajudar no alcance dos sonhos e dos demais objetivos de vida.

Se você sente que o planejamento financeiro pode fazer diferença na sua vida, busque se informar e ir atrás de serviços que aproximem este assunto do seu dia a dia! E para conhecer a Warren, acesse: http://warren.com.br/

Texto assinado pela consultora de investimentos Ludmila Marques: ludmila.marques@warren.com.br