A leitura é um hábito positivo irreversível. E buscar conhecimento no mundo dos investimentos é um passo fundamental para aprimorar as suas decisões financeiras. Além de desenvolver sua capacidade para absorver as informações e começar a se familiarizar com a linguagem do mercado financeiro, é uma maneira de fortalecer o planejamento de longo prazo e de aguçar o seu espírito empreendedor, afinal, investir também é empreender. Abaixo, compartilho algumas sugestões de leitura sobre o tema.

Pai Rico, Pai Pobre, de Robert Kiyosaki Esse é um livro clássico sobre investimentos onde o autor traz ensinamentos de um pai pobre, e de outro lado um pai rico. Uma das lições do livro é que não importa o quanto de dinheiro você ganha se você gasta tudo o que recebe. A mentalidade sobre o dinheiro define se ele controla a sua vida ou se você está no comando.

O Homem Mais Rico da Babilônia, de George S. Clason Esse livro traz algumas diretrizes ao dinheiro lá na antiga Babilônia, e que, mesmo após milhares de anos, ainda são indispensáveis, tais como: manter a pontualidade no pagamento de dívidas e buscar conhecimento e informação em vez de apenas lucro. Entre as lições, sem dúvidas a minha favorita é a seguinte: crie oportunidades! Pessoas que agem tem mais sorte.

Papo de Grana, de Tito Gusmão Escrito por Tito Gusmão, empreendedor e CEO da Warren, o livro revela aprendizados sobre como se relacionar com o dinheiro, como organizar os investimentos e entender o tal do mercado financeiro, tudo isso de um jeito simples, intuitivo e sem “financês”.

O Investidor Inteligente, de Benjamin Graham Esse livro aborda algumas estratégias de investimentos, como a importância da diversificação e alocação de ativos. É uma boa introdução ao mercado financeiro após as sugestões acima, que abordam empreendedorismo e temas sociais e psicológicos, antes mesmo da teoria das finanças comportamentais surgir de fato.

Ações Comuns, Lucro Extraordinários, de Philip Fisher Para uma boa leitura avançada, esse livro traz ensinamentos sobre o mercado de ações. O autor traz a reflexão para a escolha de boas empresas, que vai além da análise técnica e fundamentalista. Você conhece a empresa? Consome algum produto ou serviço dela? Como é a integridade de gestão e a relação com o capital humano? Essa empresa é alinhada com questões sociais e ambientais? Entre outros pontos importantes.

Com essas sugestões, espero que você dê um novo passo rumo à liberdade financeira e aos bons investimentos.

Texto por Ana Kamila Casagrande, Planejadora Financeira e Especialista em Investimentos na Warren.

E-mail: ana.casagrande@warren.com.br