“O que separam os planos da realidade?”

Por: Warren Brasil

12/11/2020 - 14:11 - Atualizada em: 12/11/2020 - 14:29

Texto escrito por Ludmila Marques

Em geral, todos temos sonhos e objetivos dos mais diversos. Pode ser uma viagem incrível, a compra de uma casa, seja na cidade ou na praia, ou até um carro zero. Entre tantos sonhos que compartilhamos, quantos de nós também não sonhamos em poder trabalhar por hobby ao alcançar a liberdade financeira?

Sonhos e objetivos são importantes, pois nos impulsionam, funcionam como um combustível diário de motivação para que a gente continue caminhando em busca da realização. Mas por que, muitas vezes, estes sonhos ficam apenas no plano das ideias, desenhados no papel e longe de se tornarem realidade?

Porque planos sem ação não se realizam!

O primeiro passo é entender o que você busca. Com sonhos e objetivos definidos, siga para o próximo passo: monte um orçamento. Este é um tema de extrema importância na vida pessoal e na rotina familiar, mas que muitas vezes fica ignorado. Prova disso é a pesquisa divulgada pelo SPC Brasil, onde 48% dos brasileiros não controlam seu orçamento: 25% fazem apenas “contabilidade mental”, 20% não registram ganhos e gastos, e o restante delega esta função a terceiros.

Com esse panorama, já é possível perceber o principal fator que distância as pessoas de realizarem os seus planos. Recomendo que sua escolha não seja pertencer a esta estatística, e sim fazer parte dos 52% que sabem o que ganham e o que gastam – e sabem o que fazer com essa informação! Você pode organizar o controle financeiro através de aplicativos, planilhas ou do bom e velho caderninho de anotações. Não importa o método, pois aqui não há certo ou errado, mas sim o que funciona para você.

Com o orçamento analisado, podemos ir para o passo seguinte: está sobrando dinheiro na conta ou todo valor que entra é gasto? Ainda sobre o perfil do brasileiro quando o assunto é dinheiro, uma pesquisa da CNDL com a SPC Brasil demonstra
que 67% das pessoas não poupam parte alguma dos seus ganhos. Apesar de muitos justificarem a falta de hábito de poupar e investir por conta de sua baixa remuneração, é importante desmistificar esse assunto! O valor a ser guardado não é um padrão para todos: cada um possui um estilo de vida e vive uma realidade específica. Você deve poupar um percentual de seu salário, ou seja, um valor que faça sentido com a sua capacidade financeira.

Falando, parece simples, mas essa não é uma tarefa fácil: se fosse, os números acima não seriam tão assustadores! Mas nessa hora vale sempre trazer a importância do longo prazo, que nos faz perceber que todo sacrifício tem a sua recompensa. Lembra dos sonhos e objetivos que você definiu? É aqui que acontece a separação entre as pessoas que conseguirão ou não fazer dos seus sonhos uma realidade.

Sem um plano de ação – ou melhor, sem a combinação de um plano + a sua ação – tudo permanecerá na dimensão dos sonhos.
Trazer a gestão financeira para o seu dia a dia é como usar um GPS para chegar no seu destino. Depois que você estiver habituado a controlar seus gastos e ganhos, esteja preparado para mudar sua mentalidade quando o assunto é poupar.

Estamos acostumados àquela ideia de que dinheiro só deve ser poupado “se sobrar no final do mês”. Na verdade, poupar deve ser a primeira atitude a ser executada ao receber seu salário. A primeira conta que você irá pagar é para você mesmo. Considere esse ato como o “boleto dos seus planos”, algo a ser quitado com disciplina e constância.

Após naturalizar o hábito de poupar e tomar as rédeas do seu balanço financeiro mensal, é hora de potencializar o seu patrimônio e o dinheiro que você tem guardado. Hoje, os brasileiros ainda são vítimas de produtos e investimentos ruins, com rendimentos abaixo do que poderiam performar – muitos, inclusive, deixam o dinheiro poupado em conta-corrente!

Busque conhecimento, leia sobre as opções que existem para o seu dinheiro render melhor e de forma segura, e considere até contratar um profissional, alguém que possa auxiliar você. Assim, aqueles sonhos podem sair do papel e acontecer mais rápido, e você pode aproveitar o sacrifício que fez ao longo do tempo para poupar e investir.

Ludmila Marques. Contato: ludmila.marques@warren.com.br | warren.com.br