“Em 2021, invista no que realmente importa: seus objetivos de vida!”

Por: Warren Brasil

07/01/2021 - 10:01 - Atualizada em: 07/01/2021 - 10:56

Texto escrito por Layon Dalcanali, Planejador Financeiro CFP da Warren

2020 foi um ano desafiador para todos nós. Sofremos com perdas, ansiedade e muitos medos, mas também tivemos muitos aprendizados. No mundo dos investimentos, não foi diferente: muitas pessoas passaram a refletir melhor sobre o seu dinheiro e os usos que fazem dele.

Em 2021, convido você a fazer uma mudança de perspectiva para os seus investimentos. Antes de se perguntar “qual o melhor investimento para 2021?”, que tal pensar: “em quais dos meus objetivos de vida quero investir?”.

Tudo fará mais sentido quando você tiver uma motivação maior para guardar dinheiro. Esse propósito pode ser uma viagem para o exterior, o investimento nos seus estudos, a troca de automóvel ou até mesmo a sua independência financeira.

Fazer essa mudança de pensamento é um passo muito importante: com um propósito claro, você conseguirá superar o primeiro grande desafio quando o assunto é poupar e investir: abrir mão do consumo imediato de algumas coisas para, no longo prazo, conquistar o que você almeja. Esta é a principal diferença entre quem tem disciplina e quem não consegue poupar.

E por que investir? Ao aplicar o seu dinheiro, você conquista mais segurança para tomar decisões, afinal, você passa a contar com uma reserva de emergência para qualquer imprevisto. Seus investimentos também renderão juros compostos, aquele tipo de retorno em que, quanto maior o tempo, maior a recompensa financeira trazida.

Independentemente do produto que você escolher para investir, é importante lembrar: não existe milagre! Os maiores investidores do mundo acumulam riquezas ao longo de muitos anos, dando um passo de cada vez, guardando todo mês e mantendo a disciplina.

O importante é dar o primeiro passo, seja ele começar a poupar, continuar poupando ou administrar melhor os seus investimentos. Tenha certeza de que, com uma meta clara e com objetivos que realmente são importantes para a sua vida, você terá muito mais motivação para continuar nessa jornada rumo à independência financeira. Afinal, investir só faz sentido se for para investir na sua vida.

Layon Dalcanali. Contato: layon.dalcanali@warren.com.br. | warren.com.br