“Como suas finanças foram afetadas em 2020?”

Por: Warren Brasil

25/03/2021 - 08:03 - Atualizada em: 26/03/2021 - 18:33

Texto escrito por Cesar Augusto Corso, Especialista em Investimentos

Que 2020 foi difícil, ninguém discorda.

Hoje eu venho com uma reflexão: já estamos em março de 2021, mas você já parou para pensar em como 2020 transformou sua vida financeira? Você estava preparado para tudo isso? Se não estava, esse ano transformador fez você pensar em se preparar melhor?

Para aqueles que não tiveram redução de renda, provavelmente o ano passou com menos turbulências. Mas não dá para olhar para o lado e não se assustar com tudo o que estava ocorrendo. Mesmo as pessoas mais afortunadas deveriam ter aprendido que a preparação financeira para momentos difíceis faz muita diferença e a preocupação com os seus investimentos deveria passar a ser uma busca importante.

Caso sua renda não tenha caído e você ainda tinha reservas financeiras montadas, palmas para você. Provavelmente, ainda teve oportunidade de melhorar seus investimentos durante um ano tão complexo.

Quem teve queda na renda, mas estava preparado para esse momento com reservas financeiras, viu o quanto foi bom se planejar. E aqui vai um conselho: logo que possível, busque a reposição dos valores usados nesse momento de emergência.

Agora, quem teve queda na renda e não estava preparado com algum tipo de reserva financeira, acabou sentindo na pele a dificuldade que é passar por momentos tão desafiadores sem nenhum planejamento.

A pandemia ensinou, mesmo que de forma traumática, que precisamos estar preparados financeiramente para momentos difíceis. Uma boa estratégia de reserva de emergência facilita a tomada de decisões e evita que tenhamos que seguir por caminhos não planejados por não termos alternativas.

Quando eu tinha 26 anos, a empresa em que eu trabalhava entrou em crise e fiquei quase 4 meses sem receber nenhum salário. Minha esposa também trabalhava na mesma companhia, ou seja, nossa vida virou uma bagunça.

Quando voltamos a receber, promovemos mudanças de hábitos que nos ajudaram muito. Essa experiência de ficar sem nenhuma fonte de renda fez com que eu prometesse a mim mesmo que nunca mais passaria por uma situação parecida sem estar preparado. A crise fez com que eu mudasse a forma de lidar com o dinheiro e isso me traz benefícios até hoje.

Pense a respeito de tudo o que 2020 trouxe para a sua vida financeira. Se você passou o ano bem, comemore sua preparação.

Mas, se o seu ano se transformou em uma armadilha financeira, use essa experiência para lhe ajudar a se preparar para as próximas crises. Certamente elas virão e as crises servem para isso mesmo: mostrar que não temos controle absoluto sobre nossa vida. Por isso, os pontos de apoio para esses momentos são fundamentais e, dentre esses apoios, estão os hábitos de poupar dinheiro e manter bons investimentos.

Cesar Augusto Corso. Contato: cesar.corso@warren.com.br | warren.com.br