“7 dicas para usufruir o 13º salário da melhor forma”

Foto Divulgação | Warren

Por: Warren Brasil

26/11/2020 - 14:11

Texto escrito por Daiane Mohr, CFP, planejadora financeira da Warren.

Para muitos de nós, o fim do ano é acompanhado do 13º salário. Você já planejou como vai utilizar o seu? Não existe uma receita de bolo pronta para qual a melhor forma de usar este recurso extra, mas vou deixar aqui algumas dicas interessantes!

Planeje com cuidado. Normalmente, o recebimento do 13º chega em um momento
em que estamos mais agitados, preparando tudo para terminar o ano em dia. E
também é comum deixarmos para depois o planejamento financeiro que construímos – e acabamos correndo o risco de gastar mais do que gostaríamos ou mesmo comprar algo fora do planejado. Não espere receber o valor para decidir o que fazer com ele.

Pague suas dívidas. Se você possui algum débito a ser quitado, como faturas de
cartão, créditos pessoais, cheque especial, parcelamentos em lojas ou empréstimos
com familiares e amigos, esta é uma boa oportunidade de quitar ou pelo menos
diminuir estes valores. Nada melhor do que terminar o ano com a tranquilidade de
ter se libertado das dívidas.

Foque na reserva de emergência. Reserva de emergência é a regra número um
de uma pessoa bem planejada financeiramente. O ideal é que se mantenha entre 6
a 12 meses como reserva. É um dinheiro a ser utilizado em momentos de imprevistos, como desemprego ou despesas médicas. Se este foi um ano em que você precisou usar a sua reserva, você pode aproveitar o 13º para construir a sua reserva novamente!

Separe um valor para se presentear. Reserve um percentual para realizar um desejo seu. Planejamento financeiro não significa poupar sem se permitir, mas sim realizar sonhos sem ter de sacrificar sua segurança e seus objetivos de longo prazo! Você pode se organizar para fazer esta compra em um momento estratégico. Em dezembro muitas coisas aumentam de preço, então não tem por que pagar mais caro agora se você pode esperar mais um pouquinho e economizar.

Recomponha seu planejamento. 2020 pode ter sido um ano atípico para você, com redução de salários ou aumento de custos, o que certamente comprometeu o planejamento financeiro para a conquista dos seus objetivos. Se esta é sua realidade, o 13° é a oportunidade ideal para colocar os aportes dos seus investimentos em dia.

Compre presentes de Natal à vista. Use o 13° para comprar presentes de Natal sem parcelamento, evitando que dívidas se estendam no início do ano. Uma das
formas de respeitar seu dinheiro é gastando-o de forma inteligente e consciente. Faça pesquisas de preço, compre mais com menos e crie estratégias para presentear seus entes queridos sem prejudicar sua saúde financeira.

Inicie 2021 com o pé direito. Início do ano é uma época em que muitas contas aumentam enquanto a remuneração diminui em virtude das férias. Esta é uma dica que pode trazer paz e tranquilidade para o seu ano novo: deixe um valor reservado para contas extras, como material escolar, uniformes e IPTU.

Daiane Mohr, CFP® da Warren – Contato: daiane.mohr@warren.com. | warren.com.br