“O livro que viajou ao espaço dentro de um Tesla”

Por: Unisociesc

24/06/2019 - 17:06

Pense rápido: quantos livros você já leu esse ano? Vou contar uma história para lhe inspirar nessa resposta.

Em 2018, a empresa SpaceX, do empresário Elon Musk, lançou ao espaço o mais potente foguete do mundo equipado com um veículo da marca Tesla, um boneco em traje espacial e uma trilogia de ficção científica. E por quê Musk enviou esses livros juntos?

São livros que descrevem a história de um futuro distante e foram uma das inspirações para ele montar sua empresa.

Esse fato traz a grande dica desse texto: leia. Descubra o que você gosta, o que você quer, o que te inspira e leia. Pode ser ficção, biografia ou periódicos científicos. Desenvolver o hábito da leitura é o primeiro passo para usufruir dos seus benefícios.

E esses benefícios são:

1 – Criatividade: o mundo espera cada vez mais pessoas criativas e ler estimula nossa capacidade de abstração e desenvolvimento da criatividade.

2 – Melhora o senso crítico e capacidade de persuasão: o conhecimento adquirido com a leitura nos permite melhora na argumentação e na capacidade de negociação.

3 – Melhora o funcionamento do cérebro: estudos já comprovaram que a leitura frequente retarda o envelhecimento do cérebro, permites conexões mais rápidas, além de aliviar a tensão e o estresse.

4 – Expande o vocabulário e melhora a escrita: a leitura nos apresenta a novas palavras e construções de frases que estimulam nossa escrita e fala.

5 – Autodesenvolvimento, aprendizado e conteúdo: na era do lifelong learning, ou seja, o conceito de aprender durante toda a vida, a leitura nos traz conteúdo – muitas vezes, gratuito – e permite nosso autodesenvolvimento contínuo.

Esses são apenas alguns dos muitos benefícios da leitura e, diante deles, incentivar a sua prática chega a ser nobre. E por isso, a Unisociesc tem o orgulho de comunicar que recebemos o Prêmio Empresa Cidadã da ADVB/SC, com o projeto Contando Histórias e Cantando Poesia.

Coordenado pela professora Mara Jeanny, o projeto tem a proposta de levar o público a viajar em suas memórias ouvindo histórias e poesias contadas e cantadas.

Para nossos alunos, é uma oportunidade de desenvolver autonomia, oratória e relacionamento. Para o ouvinte, desenvolve conhecimento e criatividade.

Para nós, pode ser comparado ao Tesla que viajou ao espaço: projetos que inspiram nossos alunos e os fazem alçar grandes voos, formando profissionais realizados, gerando conhecimento e desenvolvendo a comunidade através do poder transformador da educação e da leitura.

Ana Paula Werka Rossa – Líder Corporativa de Relacionamento com o Aluno na Unisociesc, atua na área de educação desde 2005. É formada em Ciências Sociais e mestranda em Engenharia de Produção. | ana.rossa@unisociesc.com.br