“Dicas do Dr. Ozires para futuros engenheiros e engenheiras”

Por: Unisociesc

15/07/2019 - 13:07 - Atualizada em: 15/07/2019 - 17:04

Na vida atual, o ensino e aprendizado são muito competitivos e de alta qualidade, especialmente nas nações desenvolvidas. Elas estão universalizando o conhecimento e aumentando o abismo entre os países de sucesso e os que não materializaram o valor da Educação.

Neste cenário, constata-se a evolução da carreira e valorização do que se faz e do que se pode fazer. Nada se repete, nem os melhores acertos ou os piores erros. O máximo que se consegue é aprender com os ocorridos.

Graduei-me em Engenharia Aeronáutica e, ao longo dos tempos, exercendo cargos na Força Aérea Brasileira, consegui acompanhar o progresso da segurança do voo e a redução dos acidentes.

Todos os especialistas concordam que não há nada melhor para o aprendizado do que colher resultados sobre o que aconteceu no passado.

A partir das observações sobre trabalhos bem ou mal feitos é que se consegue o progresso com a criação de novos procedimentos. Assim, quero compartilhar sugestões que, pela minha vivência, podem contribuir com o seu desenvolvimento.

  1. Ao longo da graduação, use e abuse de congressos, eventos da área. Acredite: há conteúdo que pode até se mostrar desnecessário, contudo, pode ser valioso ao longo de sua atuação;
  2. Não deixe de considerar cursos rápidos ou de aperfeiçoamento. É essencial conhecer as tendências e novidades da área, e saber o que outros profissionais estão aplicando no dia a dia;
  3. Planeje suas atividades e trabalhe tendo uma rotina. Parece simples, mas é algo importantíssimo para garantir foco e produtividade;
  4. Fique de olho em plataformas e ferramentas que ajudam na rotina e produtividade. Há softwares e apps para quase todas as finalidades, busque os que podem trazer novos atributos para seus projetos;
  5. Esteja sempre próximo de pessoas de outros segmentos. Isso estimula você a raciocinar de maneira inovadora. Trocar experiências contribui com a criatividade e percepção do mercado.

Pense nessas dicas e procure inseri-las no seu projeto de vida. Pergunte-se sobre quais passos você já traçou para a sua carreira e quais outros julga importante.

Olhe para o futuro sob o ângulo do ‘novo’, pois tudo o que for novidade atrai. Seja um inovador sem medo de olhar as dificuldades, pois com esforço e concentração, elas podem colocá-lo entre os inovadores de destaque.

Ozires Silva

Presidente do Conselho de Inovação da Ânima Educação e Patrono das Engenharias. É engenheiro aeronáutico, fundou e presidiu a Embraer. Presidiu também a Petrobras e a Varig e foi ministro da Infraestrutura e das Comunicações do Brasil.